Belém preparada para receber o maior evento de lutas do mundo

adcff0ea-8696-4721-94c6-c8d05fab47b6O Ultimate Fighting Champioship (UFC) desembarcou de vez em Belém, na tarde desta quarta-feira, 31. O Boulevard Shopping Belém recebeu para o treino aberto os lutadores que participarão do card do próximo sábado, 3. Os atletas realizaram alguns movimentos de luta e mostraram um pouco do que aguarda o público paraense no dia da luta.
O norte-americano Erik Anders, adversário do brasileiro Lyoto Machida, mostrou um pouco da sua técnica e elogiou o povo brasileiro. “Eu amo o Brasil, amo os brasileiros. Mas vou procurar definir a luta o mais rapidamente possível, para poder sair vencedor”.
A jornalista Ana Hissa, do canal de televisão Combate, acompanhou o treino aberto e elogiou o conhecimento dos belenenses sobre luta. “Nos outros estados, os lutadores de fora entram e o povo vaia, diz que vai morrer. Aqui não, o povo gosta muito. Outra diferença se nota conversando com as pessoas na rua. É impressionante o conhecimento técnico sobre luta”.
A programação do UFC continua na sexta-feira, 2, com a pesagem oficial dos atletas, a partir das 18h, e no sábado, 3, com as 12 lutas do card do UFC Belém, que contará com a participação de seis atletas paraenses, a partir das 21h. A pesagem e as lutas serão realizadas na Arena Mangueirinho.
Para facilitar a segurança e a chegada do público na pesagem e no dia do evento, a Prefeitura de Belém dará todo o apoio no entorno da arena. A Guarda Municipal de Belém (GMB), de forma integrada, reforçará a segurança durante o evento com 20 homens com o apio de duas viaturas e oito motocicletas. Uma equipe volante da Secretaria Municipal de Economia (Secon) atuará na sexta-feira e outra no sábado, garantindo o ordenamento do comércio informal. Quinze agentes da Ordem Pública trabalharão nas fiscalizações no entorno da arena.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estará no local com 20 servidores, entre agentes de trânsito, fiscais de transportes e apoiadores operacionais. O trânsito fluirá normalmente na avenida Augusto Montenegro, porém na chegada  dos competidores o trânsito será momentaneamente retido para facilitar o acesso dos atletas. As paradas de ônibus localizadas em frente à Arena Mangueirinho serão temporariamente desativadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, para que a organização do evento faça a colocação do gradil de segurança. Como opção, os usuários de transporte público deverão utilizar o ponto de ônibus localizado em frente ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).
Para Wilson Neto, secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, esta é mais uma oportunidade de mostrar Belém para o mundo. “É uma grande oportunidade Belém receber o UFC, que é um evento internacional, assim como o Festival da Gastronomia. O UFC vai apresentar Belém para o mundo inteiro, pois é transmitido para mais de 100 países. Isso só enriquece nossa cidade, trazendo turistas, gerando empregos e serviços e todo o valor agregado que o evento proporciona. A nossa responsabilidade enquanto Prefeitura de Belém é abrir as portas”, disse.
Sendo a primeira cidade da região norte a sediar o UFC, Belém já começou a receber turistas. É o caso do bancário Jussiê Mendes. Ele e a esposa vieram de Itaituba, no sudeste do Pará, especialmente para assistir as lutas. “Nossa expectativa é a melhor possível. Já fui em outras edições e não poderia deixar de vir assistir na capital do nosso estado. Na sexta-feira vai chegar uma caravana de Itaituba com mais de 30 pessoas, só para assistir as lutas”, afirmou.
Por Victor Miranda
Foto: Tássia Barros