Blitz educativa alerta mães sobre uso do assento correto para crianças no carro

• Atualizado há 10 anos ago

57379_154700Crianças menores de oito anos têm que se transportadas no carro acomodadas em assentos especiais, de acordo com a faixa etária. Porém, muitos pais não se utilizam deste mecanismo de segurança que tem por finalidade proteger os pequeninos. Uma blitz educativa promovida pela Prefeitura de Belém em homenagem às mães foi realizada na manhã desta segunda-feira, 11, para lembrá-las da importância do uso do equipamento. Porque não basta amar, tem que cuidar.

A blitz educativa, realizada pela equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob, ocupou a confluência da travessa Padre Eutíquio com a Rua dos Tamoios, local de trânsito conturbado por abrigar um colégio com grande fluxo de entrada e saída de crianças. O foco estava nas mães e na forma como elas transportam os filhos.

Carla Bristote, de 40 anos, estava na saída do colégio esperando os dois filhos, de 7 e 9 anos de idade. O menor, que deveria estar em um assento de elevação, se posicionou sem o equipamento no banco de trás. “Tenho a cadeirinha, mas ela ficou no carro do pai deles e eu vim aqui rapidamente buscá-lo”, justificou a senhora. Ela recebeu orientação do técnico em segurança no trânsito da Semob, Manoel Pinheiro, e garantiu que este lapso não se repetirá.

“Transportar sem o cinto no banco de trás é perigoso. Se houver uma colisão a criança é lançada direto para o párabrisa de forma violenta. E colocar criança menor de 7 anos com o cinto, mas sem a cadeira própria, também não é seguro, porque pode prender o pescoço da criança. A cadeira de elevação deixa a criança na altura ideal para o transporte de forma correta”, ensinou Manoel.

Crianças de até 1 ano de idade devem ser transportadas no chamado “bebê conforto”. De 1 a 4 anos de idade o correto é a cadeirinha e, de 4 a 7 anos e meio, o assento de elevação. Kelly Mendes, que transportava os filhos de 7 e 10 anos, tomou todas as medidas de segurança para os filhos: assento de elevação para o menor e cinto no banco de trás para a maior. “É meio confuso encaixar a criança na cadeirinha na hora da saída do colégio, tem muita gente esperando, não posso demorar na fila dupla para não atrapalhar o trânsito, mas a gente sempre procura fazer o correto”, disse.

A blitz educativa de Dia das Mães integra a programação do Maio Amarelo, mês comemorado internacionalmente como alerta para a necessidade de mais segurança no trânsito. Na capital paraense a programação é comandada pela Prefeitura de Belém, com realização do programa Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal de Saúde, e da Semob. Nesta quarta-feira, a partir de 9h, está agendada mais uma blitz educativa, dessa vez com foco na segurança do trânsito de forma mais ampla. A blitz será realizada no Ver-o-Peso.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também