Quem passou pela avenida Presidente Vargas, às proximidades da Praça da Sereia, na manhã desta sexta-feira, 12, percebeu um movimento diferente provocado pela blitz educativa no cruzamento com a rua Gama Abreu. No local, agentes do município trataram de questões como o transporte correto de crianças em carros particulares, que deve ser realizado com o uso da cadeirinha apropriada. A ação foi ainda mais especial por ser alusiva ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo.
“É sabido que o cuidado de uma mãe para com seus filhos é muito grande, elas são as primeiras a verificar se os filhos já se alimentaram, se estão bem de saúde, se estão felizes… E esse cuidado também precisa se estender para o trânsito”, pontuou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.
Durante a manhã, agentes educadores, palhaços, apoiadores operacionais e agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) abordaram motoristas e pedestres quanto aos cuidados que devem ser tomados no trânsito de Belém. Nos veículos de passeio, crianças menores de oito anos devem ser transportadas em assentos especiais. Nas ruas, a travessia deve ser realizada nos locais apropriados e sempre segurando firme a mão da criança. “Esses são alguns exemplos de comportamento seguro no trânsito mais abordados em nossas operações. Claro que nós, como pais, nunca pensamos em fazer algo que ponha em risco a vida das pessoas que amamos, mas todo cuidado tomado para segurança nunca é demais”, ressaltou o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.
Orientações que a motociclista Tássia Brasil segue à risca. Mãe de primeira viagem, Tássia afirma que sempre faz uso de equipamentos de segurança quando transita com sua moto pelas ruas de Belém. “Por enquanto, minha filha tem apenas sete meses, mas esse é o tipo de conduta que, com certeza, irei repassar a ela quando for mais crescidinha e passar a entender melhor as coisas”, disse.
A pedagoga Josi Figueiredo acredita na força das campanhas de conscientização para transformar a realidade da sociedade. “Infelizmente, ainda existe muito motorista que é imprudente, que não respeita, sobretudo, o pedestre, por isso é sempre muito importante a realização desse tipo de ação”, observou.
Confira a programação da Prefeitura de Belém para o Maio Amarelo:
De 16 a 19 – Motociclistas (pontos de mototáxi regularizados e no bairro do Tapanã);
Dia 23 – Ação educativa em escola;
Dia 24 – Ação educativa em ônibus;
Dia 25 – Blitz educativa com foco no estacionamento irregular no Ver-o-Peso;
Dias 26 e 27 – Ação conjunta com a OAB/PA e Parque Shopping, de combate ao uso irregular de vagas especiais.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Fernando Sette – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)