Com uma blitz educativa em frente ao Aeroporto Internacional de Belém, visando conscientizar sobre a importância de atitudes seguras no trânsito e orientar motoristas quanto ao uso correto da área de embarque e desembarque do local, a Prefeitura de Belém encerra a programação do Maio Amarelo, um mês dedicado a atividades em prol da redução de acidentes de trânsito. A programação diversificada ocorreu na capital pela primeira vez, após adesão do município ao movimento organizado pela sociedade civil em parceria com as entidades públicas de vários países para chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
“Este ano foi muito positivo porque, além de termos conseguido integrar diversos órgãos, o que deu uma representatividade ainda maior para o movimento, nós fizemos trabalhos variados, com destaque para a atuação nas escolas, que foi muito positiva com professores e alunos compartilhando suas experiências no trânsito e se comprometendo com atitudes mais seguras”, disse Maisa Moreira, coordenadora do Projeto Vida no Trânsito e da Referência Técnica de Prevenção de Acidentes e Violências.
Foram realizadas ações em escolas, operações de educação nas ruas, palestras para condutores de vans escolares e para profissionais de saúde, entre outras atividades. “Nosso objetivo é que as pessoas mudem os comportamentos inseguros. Que percebam o quanto é importante obedecer a legislação, reduzir a velocidade, dar preferência ao pedestre. Se cada um faz a sua parte todos nós ganhamos”, completa Manoel Pinheiro, técnico em segurança e educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob.
Todos estão convidados a participar da Blitz Educativa no Aeroporto de Belém, nesta sexta-feira, 29 de maio às 13h.
Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes – NID Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)