O que você procura?

Carnaval na Cidade Velha terá interdição no trânsito

Zemanta Related Posts ThumbnailA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana- SeMOB irá fechar algumas ruas do Centro Histórico da capital para garantir um carnaval seguro aos brincantes e com menos impacto aos espaços tombados como patrimônio histórico e também aos moradores da área.

A mudança acontece a partir do próximo domingo (4) quando o primeiro grito de carnaval percorrer a Cidade Velha.  A partir das 13h, desde a rua Padre Champagnat até a Siqueira Mendes, Dr. Assis, Dr. Malcher e todas transversais desse perímetro até avenida Almirante Tamandaré, serão interditada para todos os tipos de veículos. Apenas os veículos dos blocos de carnaval, dos moradores devidamente credenciados e outros em serviço poderão passar até às 23h30.

Além disso, a área no entorno da Praça do Carmo será totalmente isolada de veículos, inclusive os de blocos de carnaval e de moradores, que não poderão entrar durantes este período, deixando as vias livres para os brincantes.

Motoristas terão que seguir pela 16 de novembro como alternativa à interdição.
Motoristas terão que seguir pela 16 de novembro como alternativa à interdição.

“A operação visa harmonizar o interesse de moradores do bairro, conservar o patrimônio histórico e organizar e valorizar os tradicionais blocos do bairro. Vamos dar total apoio à esta ação da Prefeitura de Belém que já se inicia neste primeiro domingo de 2015 e se estende em todos os seguintes até o carnaval. Na terça-feira de carnaval a operação também deve acontecer nestes moldes”, explica Gilberto Barbosa, diretor geral da SeMOB.

Com a interdição os veículos do sistema de transporte coletivo que circulam pela área, as linhas Arsenal, Cremação- Alcindo Cacela, Ceasa-Ver-o-Peso,  Pedreira-Lomas (Br316), Marex F. Patroni e Marex Arsenal, Telégrafo e UFPA – Ver-o-Peso, terão que realizar obrigatoriamente o desvio indicado pela SeMOB: as linhas que dobrariam na Padre Champagnat seguem pela avenida Portugal, depois 16 de Novembro até a Cesário Alvim, Travessa de Breves, Rua Óbidos, Ângelo Custódio e Tamandaré a destino.

A SeMOB orienta que os veículos utilizem a rota alternativa dos ônibus como desvio para os fluxos de carros.

Para garantir o transporte a população de Belém para desfrutar do carnaval o sistema operará nos domingos neste horário com programação de dia útil ao invés da reduzida que circula nos finais de semana.

 
Texto: Nathalia Petta
Arte: Ademilton Jr.
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)