Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Cartão Expresso é obrigatório para integração no sistema BRT a partir de quarta-feira, 5

Sem DescriçãoA partir desta quarta-feira, 5, os usuários do transporte coletivo que fazem integração para Outeiro e Icoaraci e para os ônibus articulados do sistema BRT ou para as linhas troncais de veículos padron só poderão fazer o transbordo mediante apresentação de um dos cartões Vale Digital, Passe Fácil Estudantil, Sênior ou Passe Especial. Quem não possuir nenhum desses cartões deve adquirir o Cartão Expresso em qualquer uma das 28 bilheterias de terminal por apenas R$ 1.
Essa medida servirá para confirmar que os usuários já efetuaram o pagamento da tarifa nos ônibus regulares e que não vão precisar pagar novamente a passagem, evitando fraudes. “É uma questão de segurança e praticidade, tanto para o usuário, como para o operador do veículo. Evita a circulação de dinheiro dentro do coletivo, diminui filas e tempo de espera por não haver necessidade de contagem de dinheiro pra passar troco, por exemplo”, explica Gilberto Barbosa, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB.
4b7d1a66-e2a6-42b9-8698-ba6e6508aa91
Estudantes – Para os estudantes que pagam meia passagem, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) já está disponibilizando dois pontos para atualização do Passe Fácil Estudantil, para que o próprio cartão sirva como acesso aos terminais.
Os pontos estão no terminal Maracuera, em Icoaraci, e no posto do Setransbel, em São Brás. Aqueles que já fizeram a atualização e já fazem uso do sistema de integração não precisam realizar nova atualização.
“Além de poder usar o Cartão Expresso no BRT para fazer integrações, o usuário que adquirir também poderá recarregar e utilizar em todos os ônibus que circulam em Belém, mesmo os que não transitam no BRT”, explica o diretor de operações da Setransbel, Natanael Romero.
“É importante frisar que, no momento de pagar a primeira passagem normal de ônibus, uma mesma pessoa pode passar seu cartão para outros passageiros. Entretanto, somente quem possuir o cartão poderá fazer integração”, concluiu Natanael.
Linhas – Atualmente, operam até o terminal Maracacuera as linhas 875 – Paracuri/Icoaraci; 879 – Outeiro/Brasília; 881 – Paricás/Águas Negras; 882 – Fama/Fidélis e 883 – Outeiro/Itaiteua, 872 – Icoaraci/Almirante Barroso, nos ônibus articulados do BRT e nos padron da linha troncal.
Texto: João Alberto Rufino

Redes Sociais