Ciclistas aprovam ampliação da malha cicloviária de Belém

• Atualizado há 10 anos ago

55640_149597Falta pouco para que a cidade ganhe mais 1km de nova faixa destinada exclusivamente aos ciclistas. A sinalização para o prolongamento da ciclofaixa da avenida José Bonifácio, que nesta nova etapa vai da avenida Magalhães Barata até a avenida Duque de Caxias, já começou e foi quase concluída ao longo da semana. Os ciclistas que passam diariamente pelo local estão satisfeitos com a iniciativa da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB.
“Uso a bicicleta não apenas para lazer e exercícios físicos, eu me locomovo com ela para a universidade e quaisquer locais que precise ir. Passo por aqui constantemente e sei o quanto precisávamos dessa interligação. Vai melhorar bastante para nossa mobilidade”, disse André Guedes, 21 anos, estudante.
A pintura das vias já foi quase totalmente finalizada e agora basicamente está faltando apenas a implantação da sinalização vertical e alguns outros detalhes para que o projeto deste trecho esteja pronto.  Concluída esta etapa da José Bonifácio e a etapa da construção da ciclovia na Brigadeiro Protásio, que está em andamento, será iniciada a construção da ciclovia na avenida Duque de Caxias.
“Com este novo trecho estaremos cumprindo parte do nosso projeto de interligação da malha cicloviária, porque o ciclista poderá seguir da Mundurucus até a Avenida Augusto Montenegro via José Bonifácio, Duque, Brigadeiro Protásio, Júlio César e Centenário”, comemora Maisa Tobias, superintendente da SeMOB.
Antes que a sinalização iniciasse, a SeMOB fez um amplo trabalho de educação e informação da mudança da dinâmica da via para moradores e comerciantes da localidade. Além da proibição do estacionamento no lado esquerdo da via, a ciclofaixa trará outras mudanças, como o deslocamento de pontos de táxi para o lado direito.
No caso de um grande supermercado na área, para que não seja deslocado o ponto de táxi, já está sendo construída pelo estabelecimento comercial uma baia com recuo de um trecho da ciclofaixa para dentro da calçada, como ocorre na Mundurucus, no perímetro próximo ao Horto Municipal.
“Ampliar a ciclofaixa e harmonizá-la com a dinâmica da via é uma iniciativa muito necessária. A gente sabe que os condutores de Belém são estressados e que muitas vezes a convivência com o ciclista é conflituosa. Com a demarcação do espaço, a gente se sente mais seguro para transitar para qualquer lugar”, argumentou o professor Ricardo Serra, 24 anos, ciclista. “Quando a gente vê a ciclofaixa na via a gente se sente amparado pela lei e sabe que temos um espaço que é nosso”, completou Guilherme Jesus, estudante, 17 anos.
Como os condutores já estavam avisados e orientados pela SeMOB, poucos estacionaram no lado onde estava sendo realizada a pintura, o que facilitou o trabalho dos agentes de trânsito que estavam no local para retirar os veículos que estivessem atrapalhando os trabalhos de sinalização, deslocando-os para o lado direito da via. “Com a ciclofaixa implantada ficará terminantemente proibido estacionar do lado esquerdo da Avenida José Bonifácio, da Rua dos Mundurucus em diante, como já ocorre hoje em um pequeno trecho apenas. Vamos intensificar a fiscalização no local e quem insistir em ocupar esse espaço será autuado conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro”, avisa Manoel Pinheiro, técnico em educação e segurança no trânsito da SeMOB.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também