Neste domingo, 11, o distrito de Mosqueiro recebeu o 148º Círio de Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha. Iniciado em 1868, a manifestação religiosa recebe a cada ano um número maior de fiéis, para este ano, a agência Distrital de Mosqueiro confirmou a expectativa de 50 mil participantes. Entre eles, estava o técnico em telefonia Alexandre Portal, 37 anos. Nascido em
São Paulo, Alexandre se mudou com os pais para o distrito aos 9 anos de idade, e a família nunca mais deixou de frequentar o Círio de N. S. do Ó.
“A gente vem todo ano pra agradecer as graças alcançadas, a saúde, pedir paz. Não costumo fazer promessas é mais pra agradecer mesmo” contou Alexandre, que hoje casado, e pai de dois filhos, continua participando com a família da festividade. Com o filho Ítalo, de 3 anos, nos ombros, ele acompanhava a procissão, enquanto o filho mais velho, de 13 anos, seguia com a mãe mais a frente. “Eu crio eles na igreja, os dois vêm desde pequenos pro Círio. Eu faço questão e eles gostam”, afirmou.
Segundo Alexandre Portal, a segurança que sente durante o Círio é um dos motivos para não deixar de trazer os filhos desde pequenos. “A segurança é 100%, eu me sinto tranquilo”, declarou.
Para garantir a segurança durante o evento, a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, distribuiu 27 guardas, duas viaturas e quatro motos ao longo da procissão, além de contar com um reforço do Grupamento Ronda da Capital – Rondac, com nove motos e uma viatura. A Polícia Militar também participou do esquema de segurança com cerca de 50 homens.
“Durante a trasladação no sábado tudo transcorreu tranquilamente, sem nenhuma ocorrência e hoje nossa expectativa é a mesma. Estamos com um bom efetivo e esta é uma festa familiar, onde as pessoas vem para demonstrar sua fé”, afirmou o inspetor da GMB Abel Jaime Serrão dos Santos, que estava no comando da ação.
A festividade teve início às 7h da manhã com uma missão campal em frente à capela Sagrado Coração de Jesus, na praia do Chapéu Virado, celebrada pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira. Às 8h foi dado início a procissão que seguiu pela Av. 16 de Novembro até a praça Matriz, um percurso de aproximadamente 8km.
O casal Pedro Paulo Castro, 69 anos, e Adércia Castro, 72 anos, moram em Belém, mas fizeram questão de ser deslocar para Mosqueiro especificamente para participar do Círio. Acordaram cedo para acompanhar a missa, às 6h da manhã já estavam em frente à igreja, e às 8h seguiram com a procissão.
“Sempre que dá, a gente vem. É muita fé e emoção, apesar de ser menor que o de Belém não perde em emoção”, destacou o aposentado.
Durante todo o trajeto, 12 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), uma viatura e quatro motos estiveram distribuídos permitindo a fluidez do trânsito conforme avançava a procissão. De acordo com o supervisor de trânsito da Semob, Manoel Carneiro da Costa Filho, se cumpriu a expectativa de três horas de duração do trajeto, que seguiu com tranquilidade.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) enviou ainda um hidrojato e um carro pipa para auxiliar a limpeza de todo o percurso. Já a Defesa Civil participou do evento com um trabalho inédito, os 100 voluntários que participaram da procissão receberam treinamento dentro da Agência Distrital de Mosqueiro e a partir de hoje poderão atuar em todos os eventos realizados na ilha.
O agente distrital de Mosqueiro, Benedito Cavallero, que é morador da ilha há 22 anos, avalia a festividade como um grande sucesso. “A gente vê que é sempre diferente, nunca se repete. A cada ano que passa atraindo mais gente. Contamos com o apoio total das forças de segurança e foi impecável, graças a Deus”.
A procissão chegou a praça Matriz por volta de 11h. Em seguida, uma missa campal foi celebrada também pelo arcebispo de Belém para encerrar a festividade.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Operação de trânsito garante segurança viária no segundo domingo de prova do Enem
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se adiantaram para chegar com tranquilidade aos locais de aplicação do exame, evitando atrasos na manhã do