Com o objetivo de diminuir os índices de acidentes e infrações no trânsito da capital paraense e distritos, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), iniciou na última segunda-feira, 05, um minicurso de Capacitação para a Educação no Trânsito, voltado aos colaboradores das campanhas educativas realizadas pelo órgão.
A ideia é que, mais que simples ‘panfleteiros’, estes colaboradores que irão às ruas informar a população tenham noção de legislação de trânsito e sirvam de exemplo a pedestres e condutores.
As turmas foram divididas em classes matutinas e vespertinas e os alunos participam de três palestras que envolvem técnicas de abordagem, aspectos institucionais da Semob e outros órgãos de trânsito, além de noções de educação para o trânsito. As palestras são ministradas pelo arquiteto e urbanista Manoel Pinheiro e pelo engenheiro civil José Bento, e encerram na quinta-feira, 8.
Segundo a chefe do setor de Educação no Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, de nada adiantaria que os colaboradores fossem às ruas sem antes ter uma aula de trânsito. “Com esse curso os participantes terão uma noção clara do que é educação no trânsito e a importância disso para a mobilidade das pessoas. Estas pessoas estarão assim capacitadas a representar a Semob nas ruas”, afirmou.
Para Manoel Pinheiro, o curso é muito válido por valorizar as campanhas de educação e conscientização no trânsito. “É muito bom saber que o esforço que nós dispensamos às campanhas educativas é valorizado e reconhecido. E quanto mais ajuda tivermos para levar a mensagem de que o trânsito só vai melhorar quando as pessoas começarem a mudar seus maus hábitos, melhor”, avalia o engenheiro.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)