Comando Educativo prorroga ação após 84 flagrantes de infrações em dois dias

89f133da-c9dd-436f-8447-b679b99f8290O trânsito na área de avenida Gentil Bittencourt poderia fluir muito mais se não fossem flagradas tantas irregularidades em alguns trechos. Estacionamentos irregulares, em especial em fila dupla e em áreas de embarque e desembarque, e o uso da contramão por alguns veículos, tornam a área não só perigosa, como também um triste exemplo de desrespeito às regras de trânsito e ao direito de ir e vir de todos os cidadãos.
Pensando em conscientizar condutores acerca desses problemas, a Prefeitura de Belém realizou nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20, mais uma ação do Comando Educativo, projeto de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), dessa vez em um dos pontos críticos da avenida, no trecho entre as travessas 3 de Maio e 14 de Abril. Somente neste pequeno quarteirão da Gentil foram flagradas 84 irregularidades ao Código de Trânsito Brasileiro durante os dois dias, ao ponto de a equipe decidir prorrogar a ação por mais um dia, permanecendo no local nesta quinta-feira, 21, de 8h ao meio-dia.
Durante os dois primeiros dias de ação do Comando Educativo foram flagrados 30 estacionamentos em fila dupla; 30 em área de embarque e desembarque; 08 estacionamentos irregulares em vagas especiais para pessoas com deficiência; 07 em vagas de idoso e 05 estacionamentos em calçada. Também foram flagrados dois ciclistas trafegando pela calçada e dois motociclistas entrando na avenida Gentil Bittencourt pela contramão.
“Esses motociclistas vêm pela travessa 14 de Abril e não querem dar a volta no quarteirão para acessar uma doceria localizada na Gentil. Acham que, por ser um trecho curto, não estão cometendo irregularidade em desviar pela contramão, mas esta é uma infração grave, no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira”, explica Tatiane Pinheiro, chefe do setor de educação da SeMOB.
Este trecho da avenida é considerado um polo gerador de tráfego por abrigar uma movimentada doceria e um órgão público de grande fluxo de atendimento de pessoas. Nos dois casos, os usuários que querem acessar os locais acabam por desrespeitar as regras, trazendo transtorno ao trânsito e aos moradores da área.
“A gente limpa a área de embarque e desembarque do órgão público, mas os condutores estão tão acostumados a praticar o errado que fazem o desembarque dos passageiros em fila dupla e depois acessam a área de embarque e desembarque para estacionar. Ou seja, colocam a vida do passageiro que levam em risco e depois cometem outra infração”, descreve Tatiane. “No caso da doceria, ela mantém um estacionamento pago, que os clientes não querem usar por achar que vão pegar as encomendas ‘rapidinho’. Preferem cometer a infração e se arriscar do que a pagar ou procurar uma vaga permitida na via”, completa.
Os moradores da área esperam que as melhorias na via sejam sentidas após o término do Comando Educativo. “As pessoas chegam, estacionam na garagem, olham para um lado e para o outro, observam que não vem ninguém, ignoram as placas e aí vão embora. A gente que chega em casa, e não consegue entrar na garagem, tem que estacionar em fila dupla e esperar. O meu medo é de vir alguém e bater meu carro por trás”, lamenta a produtora Alessandra Torres.
Com o Comando Educativo, os condutores que estão cometendo infração são abordados e orientados pelos agentes educadores da SeMOB, que emitem uma multa cidadã. “O Comando Educativo não autua. Estamos procurando esses condutores, conversando, orientando eles sobre as regras de trânsito. Muitos pedem desculpas, reconhecem o erro e dizem que vão procurar não fazer mais. Prometem ter mais cuidado na hora de estacionar e nós de fato aguardamos este resultado”, justifica a chefe do setor de educação da SeMOB, lembrando que após a saída do Comando Educativo, o órgão entra com agentes de trânsito fiscalizando a área, aplicando as autuações de acordo com o que prevê o CTB. Terminado o trabalho no local, na próxima semana o Comando Educativo segue para outra área próxima, na travessa 14 de Abril, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.
Por Esperança Bessa