A Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) realizou, nesta sexta-feira, 19, o 2º Encontro de Assessores de Comunicação da prefeitura de Belém, no prédio do Núcleo de Informática Educativa (Nied), centro da capital. Na ocasião, os assessores participaram de palestras que trataram, entre outros, de temas como sistema de gestão, publicidade, fotografia e produção de textos.
O encontro durou o dia inteiro e, entre os palestrantes, estiveram o fotógrafo João Ramid, o editor multimídia Antenor Filho, o jornalista Paulo Silber e o coordenador da Comus, Mauro Neto.
Antenor Filho, que trabalha com o núcleo de rádio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), falou sobre a importância desse veículo para a comunicação institucional. Entre outros, destrinchou os conceitos de rádio-release e áudio-release. “Quando você utiliza a própria fala de um gestor, a notícia ganha muito mais credibilidade do que quando o locutor apenas lê um texto enviado pela assessoria”, destacou.
Já o jornalista Paulo Silber, com ampla experiência no mercado local e nacional, apresentou e discutiu com os assessores da prefeitura técnicas de construção de texto para que o mesmo se torne “mais agradável”, independentemente do tema de que trate. Ele ressaltou, por exemplo, a importância de levantar o máximo possível de informações sobre o objeto do texto e de revisar o material depois de pronto. “A revisão é a atitude nobre do jornalista”, pontuou.
A assessora de comunicação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Esperança Bessa, participou do evento pela segunda vez. Ela acredita que, nesta segunda versão, o evento serviu para que a equipe da prefeitura pudesse se conhecer melhor e azeitar procedimentos, tanto internos quanto de relacionamento com a imprensa. “Principalmente no sentido de discutirmos uma linguagem comum a todos os órgãos”, enfatizou.
Texto: Elck Oliveira
Foto: João Gomes – NID Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)