Condutores de veículos e pedestres recebem orientação da Semob durante evento internacional no Hangar

No primeiro dia de realização da Cúpula da Amazônia, nesta terça-feira,8, no Hangar Centro de Convenções &Feiras da Amazônia, a Prefeitura de Belém, por meio os da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), com o apoio da Guarda Municipal (GMB) e demais forças estaduais e federais, atuou no fechamento de vias, orientação a condutores e pedestres para garantir a fluidez e segurança viária no entorno do Hangar.

A Semob contou, nesta terça-feira, com um efetivo de 56 agentes de trânsito e de transporte, com o apoio de 11 viaturas e 9 motocicletas que atuaram respectivamente no fechamento de vias, orientação a condutores e pedestres e na orientação a motoristas de ônibus e usuários do transporte coletivo por ônibus, nos locais de desvios no trânsito da cidade.

Interdições e desvios

Desde a meia-noite desta terça-feira, 8, a alteração no trânsito foi feita nas avenidas Brigadeiro Protásio, que foi fechada nos dois sentidos; na avenida Dr. Freitas, no sentido avenidas Almirante Barroso/Visconde de Inhaúma, e no sentido avenidas Visconde de Inhaúma/ Duque de Caxias. Além da avenida Duque de Caxias, no sentido avenida Dr. Freitas e trav. Alferes Costa. As interdições se manterão até o término do evento, nesta quarta-feira, 9.

Foram mobilizados, neste primeiro dia, 42 agentes de trânsito, com o apoio de oito viaturas e nove motocicletas, que atuaram nos pontos de fechamento e desvios na Avenida Almirante Barroso com a avenida Júlio César e com a avenida Dr. Freitas, além do cruzamento das avenidas Dr. Freitas com a Duque de Caxias e nos acessos aos hotéis onde as delegações estão hospedadas.

Nesses pontos os agentes atuaram no fechamento, monitoramento, orientação e operacionalização no trânsito, além do monitoramento por agentes em motocicletas nos cruzamentos das avenidas Magalhães Barata e José Bonifácio e na avenida Brigadeiro Protásio, entre as avenidas Dr. Freitas e Júlio Cesar. Equipes da Semob também fiscalizaram o trânsito nas proximidades dos hotéis.

Atuação positiva

O supervisor de Operações de Trânsito, Elias Jardim considerou positiva a atuação dos agentes de trânsito. “Conseguimos dar fluidez e as delegações chegaram dentro do horário estipulado”, pontuou o supervisor. No meio da manhã, a avenida Almirante Barroso, nos dois sentidos, ficou com o trânsito pesado, levando os agentes de trânsito a direcionar o tráfego também para a canaleta do BRT para melhorar a fluidez. “Apesar disso, todos chegaram dentro do horário previsto”, enfatizou Elias Jardim.

Alteração nos itinerários

Catorze agentes de transporte em três viaturas atuaram, neste primeiro dia, na orientação aos motoristas e usuários de ônibus sobre a mudança de itinerários das 11 linhas que trafegam na região do Hangar. Apesar das empresas terem recebido ordem de serviço informando a alteração, os agentes se posicionaram em pontos estratégicos para evitar que coletivos fizessem atalhos indevidos.

Os agentes de transporte se posicionaram na travessa Angustura, nos cruzamentos com as avenidas Rômulo Maiorana, Visconde de Inhaúma e Marquês de Herval, além da Visconde de Inhaúma com a Duque de Caxias, onde havia bloqueio da Dr. Freitas no sentido Duque de Caxias.

Na Angustura com a Rômulo Maiorana, os agentes orientaram os motoristas dos ônibus Sacramenta Nazaré Curuçambá UFPa, Tapanã/UFPA e C Nova UFPA, que costumeiramente acessam a Dr. Freitas a seguirem pela Angustura, Rômulo Maiorana e Lomas Valentinas, a destino.

Outra equipe ficou na esquina da Angustura com a Visconde, para evitar que os ônibus entrassem na Visconde de Inhaúma e orientaram a seguir direto para acessar a Marquês de Herval ou Pedro Miranda. “A única linha que pode entrar na Visconde é Pratinha, pois dobra na Alferes Costa”, explicou o coordenador de Fiscalização e Vistoria, Raimundo Rodrigues Neto.

O coordenador da CFVI estava posicionado na avenida Visconde de Inhaúma com a Dr. Freitas. No local, o trânsito estava sendo desviado para a Visconde e seguir para a travessa Lomas Valentinas. No local os agentes orientaram no sentido de evitar o retorno, na Visconde, de ônibus orientados a seguir pela Lomas Valetinas. “Quem vem da UFPA pega Angustura e Marquês. Já no sentido UFPA ou Ceasa acessa a Dr. Freitas, Visconde e Lomas”, explicou o coordenador.

Tranquilidade

Na avaliação do coordenador Raimundo Rodrigues Neto, no decorrer do dia foi tranquilo. “No início da operação, ocorrem os imprevistos que vão se ajustando e o motorista passa a conhecer o percurso e a operar normalmente. No geral, foi tudo tranquilo. Amanhã, será mais ainda, pois os motoristas já têm conhecimento do percurso”, analisou.

Texto:

Rosangela Gusmao