Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Desfile escolar em Icoaraci antecipa comemorações do dia 7 de setembro

92099_315615A Rua Manoel Barata, no Distrito de Icoaraci, esteve bastante movimentada na manhã desta segunda-feira, 4: crianças de escolas da comunidade participaram do 14°Desfile Cívico das Escolas de Icoaraci, que antecipa as comemorações do dia 7 de setembro, quando se celebra a Independência do Brasil.
Nos livros de história conta-se que neste dia, em 1822, Dom Pedro soltou o famoso grito da Independência às margens do rio Ipiranga. E até hoje é uma das frases permanentes no imaginário popular. “‘Independência ou morte’, foi isso que gritou Dom Pedro e fez com que o Brasil fosse ‘livre’. História é uma das matérias que mais gosto na escola, adoro aprender coisas do passado”, explicou o estudante Luiz Fernando Caxias, de 10 anos, aluno do 5°ano da Escola de Educação Básica Primeira Infância.
Desfilarão pela Rua Manoel Barata 38 escolas em dois dias, saindo da Travessa Itaboraí e seguindo até a Travessa Pimenta Bueno. Nesta segunda-feira, o desfile foi reservado aos alunos do ensino fundamental, com até 12 anos de idade.
“É importante que desde pequenas essas crianças tenham a dimensão do que é essa data. É um resgate da cidadania, é uma tentativa de plantar em cada uma delas uma semente de patriotismo, que anda muito apagado nos dias de hoje”, afirmou o diretor da Escola Municipal Professora Helena Antipoff, Gilmar Azevedo.
Uma dessas crianças que já vai crescer com o sentimento nacionalista é a aluna do 1° ano da Escola Municipal Castanheiras, Ana Raquel da Costa, de 7 anos. “É nosso Brasil, temos que conhecer o que aconteceu. É a primeira vez que participo e agora vou aprender igual aprendo na sala, só que me divertindo aqui no desfile”, disse.
O desfile já é tradição nas ruas do Distrito de Icoaraci e todos os anos demanda uma série de cuidados dos organizadores. “São diversas reuniões antes do evento, para organizar o trânsito com a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), reforçar a segurança com a Guarda Municipal de Belém (GMB), entre outras situações. Nós fazemos convites para as escolas e esse ano 38 desfilam na Manoel Barata. É uma tradição, que pela décima quarta vez, a Prefeitura de Belém, em conjunto com a Agência Distrital de Icoaraci (Adic), realiza com muito orgulho”, frisou o agente distrital de Icoaraci, José Costa.
Nesta terça-feira, 5, mais 19 escolas desfilam no Distrito de Icoaraci, a partir das 8 horas,  dessa vez, com alunos a partir dos 13 anos de idade.
Por João Alberto Rufino
Foto: João Gomes

Redes Sociais