Celebrado no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro é uma iniciativa popular criada na França, no ano de 1997, e logo depois foi adotada gradativamente por diversos países. Seu principal objetivo é o de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, diminuir a poluição e efetivar a mobilidade urbana nas cidades.
Nos últimos anos a data tem sido lembrada pela Prefeitura de Belém com diversas ações voltadas para a difusão do uso da bicicleta como um modal de transporte não poluente e neste ano, um passeio ciclístico foi organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) para celebrar a data.
O passeio saiu do Portal da Amazônia, passou por diversas vias de Belém, até a área do Aeroporto, e em seguida retornou ao Portal. Dezenas de ciclistas participaram do evento, aproveitando o dia que se mostrou propício para a prática esportiva. Entre os participantes estava o contador Mário Lopes, de 52 anos, ele conta que é ciclista desde criança e que com o tempo a paixão pelo esporte foi só aumentando. “A atividade é muito gostosa de se realizar e faz bem para o corpo. Essa iniciativa é muito importante para a conscientização das pessoas de que o uso da bicicleta não causa nenhum tipo de dano, traz apenas benefícios”, declarou.
De acordo com o coordenador de eventos de rua da Sejel, Jorge Farias, a adesão do público ao evento foi muito positiva e contou com a participação de pessoas de diversas idades. “A tendência é que em cada evento mais pessoas compareçam e essa é a ideia, de mostrar ao cidadão as vantagens de se pedalar e, assim, tentar diminuir os impactos negativos ao meio ambiente”, destacou.
Em meio à programação da Semana Nacional de Trânsito, outra atividade marcou a celebração do Dia Mundial Sem Carro. Uma blitz educativa, coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), chamava a atenção da população a respeito das boas práticas no trânsito seguro e dos direitos e deveres do ciclista no trânsito. A ação foi realizada na ciclofaixa da rua dos Mundurucus, ao lado da Praça da Batista Campos, e contou com abordagens lúdicas e distribuição de adesivos contendo frases educativas. Entre as principais orientações repassadas aos ciclistas estavam: obedecer a sinalização, não transitar na contramão da via e utilizar equipamentos de segurança. Já os condutores foram orientados a respeitar o espaço do ciclista, dar prioridade para a travessia do pedestre e também que sempre obedeçam às leis de trânsito.
“Essas e outras orientações são sempre lembradas pelo setor de educação da Semob, pois elas fazem toda a diferença na prevenção de acidentes. Procuramos levar a informação de forma lúdica, com bom humor, para que a mensagem penetre de forma mais eficaz na mente do cidadão”, explicou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.
Neste domingo 23, ainda alusivo ao Dia Mundial sem Carro e à Semana Nacional de Trânsito, a equipe de educação para o trânsito da Semob dará continuidade aos trabalhos de conscientização em meio à programação da Rua de Todos, na avenida Visconde de Souza Franco, a partir das 15h.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu