Elevado da Augusto Montenegro está em fase de fundação

• Atualizado há 8 anos ago

CreateThumbnail (1)O elevado que faz parte das obras do BRT Belém, localizado no cruzamento da avenida Augusto Montenegro com as avenidas Centenário e Independência, está na fase de execução da fundação. A fundação é do tipo estaca hélice, estrutura que dá maior sustentação a parte suspensa do viaduto, que terá uma extensão total de 400 metros. Serão erguidas 64 vigas de sustentação e implantadas 108 estacas. Até esta semana, 20 estacas já foram instaladas, a uma profundidade de 20 metros.

“Na fase que estamos, que é execução das estacas, ainda não se vê muito da obra mas quando começarmos a erguer os pilares, daqui a 30 dias mais ou menos, será possível ver a grandiosidade desse elevado”, observa o engenheiro do Consórcio BRT, responsável pela obra, Cláudio Soares.

Além da parte suspensa do elevado, que será toda feita de peças pré-moldadas, haverá as rampas de acesso a ele, construídas com terra armada e concreto.

Para viabilizar o andamento da obra foi preciso isolar a area, na parte central da Augusto Montenegro, que receberá o elevado, e fazer novos desvios do tráfego de veículos para as laterais da avenida. “Tivemos que alargar as laterais e estamos executando uma pavimentação provisória na frente do supermercado Lider para desviar o trânsito com segurança. O mesmo faremos no sentido oposto, em frente ao posto. Depois da conclusão do elevado, esse pavimento será removido para dar lugar a calçadas e ciclovia”, explica Cláudio Soares.

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, o andamento da obra está conforme o planejado. “Estamos na fase de fundação que é bem delicada e muito importante para o restante da obra. Tudo está dentro do cronograma e tentamos acelerar o que é possível. Já estamos com 15% de obra em andamento. A previsão de entrega é até fim deste ano”, afirma o secretário.

Trânsito – O viaduto eliminará o sinal do cruzamento das avenidas reduzindo o tempo de viagem, nos dois sentidos da Augusto Montenegro.Além disso, haverá outras opções pensadas para facilitar a vida do condutores que por lá trafegam.

Para o veículo que não subir o elevado, haverá três opções em cada sentido. No sentido Entroncamento/Icoaraci, o condutor poderá pegar a pista lateral e fazer o retorno por baixo do viatudo; seguir para a Av. Independência, sentido Ananindeua; ou seguir para os acessos ao comércio, como supermercados, farmácias, lojas, escolas, dentre outros.

No sentido oposto, poderá também fazer o retorno por baixo do viatudo; seguir pela Av. Centenário sentindo centro; ou acessar o comércio local.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Veja também