A garagem da empresa de ônibus Belém Rio recebeu a Operação Corujão, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), na noite da última terça-feira, 2. Com uma garagem que apresentava veículos com bom estado de conservação, a Belém Rio teve seis veículos vistoriados e apenas quatro lacrados, de forma provisória, todos por questões mecânicas.
Entre os problemas mecânicos detectados estavam vazamento de óleo e em apenas um veículo o elevador para deficiente físico estava inoperante, mas a equipe de manutenção da empresa fez o reparo ainda durante a fiscalização, liberando imediatamente o veículo para circulação. Os lacres provisórios são uma forma de advertência da Semob, aplicadas em falhas de menor porte e de fácil e rápida solução, como é o caso do vazamento do óleo do motor.
“Nestes casos não é preciso lacrar o veículo de forma regulamentar, por 15 dias, porque a empresa consegue fazer a manutenção imediata. São ajustes que se faz rapidamente”, explica Márcio Bello, coordenador de fiscalização de transporte da Semob. Mas quando há o lacre provisório o empresário assina um termo de compromisso junto ao órgão, assegurando que fará a mudança imediata. “Assim, ele assume a responsabilidade caso não cumpra o acordado e o veículo venha a ter algum tipo de problema”, completa Maisa Tobias, superintendente da Semob.
Texto: Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)