Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários de transporte coletivo de Belém, agentes de fiscalização de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) realizaram, na noite desta quarta-feira, 19, mais uma operação de fiscalização em garagens. O resultado foi o lacre de cinco ônibus após a vistoria de 14 veículos.
Ao chegarem ao bairro da Terra Firme, os agentes iniciaram as vistorias na garagem da empresa São Luiz, onde oito veículos foram fiscalizados. O primeiro item a ser avaliado foi o funcionamento dos elevadores que garantem a acessibilidade dos passageiros com deficiência.
“Começamos analisando esses elevadores porque qualquer veículo que esteja com o equipamento inoperante será impedido de circular. Além disso, também avaliamos condições de trafegabilidade e segurança. Toda irregularidade encontrada é registrada em relatório para que tudo seja sanado”, explicou o coordenador de fiscalização de transporte da SeMOB, Joaquim França.
Na garagem da empresa São José, a metodologia não foi diferente. Dos seis veículos vistoriados dois foram lacrados, impedidos de circular principalmente por causa dos elevadores, mas também por problemas mecânicos que punham em risco a segurança dos passageiros.
Agora, os ônibus lacrados estão impedidos de circular até que essas falhas sejam totalmente sanadas. A equipe de fiscalização de transporte da SeMOB vai voltar à garagem da empresa após 15 dias para avaliar novamente as condições dos veículos.
Texto: Nathalia Petta
Foto: Reprodução de imagens/Wagner Miranda
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)