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Entrega do Terminal Tapanã estenderá itinerário dos ônibus do BRT

7f224e9c-6bc1-4315-b94a-3bce692a83d2A partir deste sábado, 29, um novo trecho de obras do BRT na avenida Augusto Montenegro, compreendido entre o Terminal Mangueirão e o Terminal Tapanã, será entregue pela Prefeitura de Belém. A partir daí, o itinerário dos ônibus articulados BRT será estendido, com as viagens sendo realizadas regularmente do Terminal São Brás até o Terminal Tapanã.
“A entrega de mais um trecho do BRT irá beneficiar, sobretudo, a população residente das áreas mais afastadas do centro, que terá a opção de utilizar um novo modal de transporte a partir do novo terminal, além da possibilidade de integração a outras linhas de ônibus no Terminal Mangueirão e Terminal São Brás. Tudo isso pagando uma única passagem”, comemora a diretora titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Paula Grossinho.
O novo trajeto dos ônibus do BRT terá aproximadamente 12,7 km de extensão e além dos três terminais também estarão funcionando as estações Sideral, Morada do Sol, Parque Shopping Belém, Templo Centenário, Marinha, Marambaia, Júlio César e Antônio Baena/Curuzu.
O valor da passagem será a mesma praticada no transporte regular do município, sendo R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia passagem), respeitando, ainda, todas as gratuidades previstas em lei.
ELEVADO
Também no sábado haverá a inauguração do elevado Engenheiro José Augusto Affonso, cujo objetivo é garantir maior fluidez no trânsito na confluência da avenida Augusto Montenegro com as avenidas Centenário e Laércio Barbalho. Liberada no início do ano, o elevado já está ajudando a fluir o trânsito na área e reduziu o tempo de viagem para quem segue para Icoaraci ou Entroncamento, uma vez que o semáforo de veículos foi eliminado na pista superior, restando apenas os das pistas laterais, que possuem um tempo aproximado de 20 segundos para garantir a travessia dos pedestres.
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Após a liberação no trânsito da pista do elevado, os trabalhos foram concentrados na pista inferior da estrutura, medidas necessárias para rebaixar a área e adequá-la à altura exigida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Os serviços foram executados em duas etapas, sendo a primeira na Laércio Barbalho, sentido Ananindeua/Belém, e a segunda na Centenário, sentido Belém/Ananindeua, para evitar que o cruzamento fosse totalmente interditado. Com a conclusão das obras de rebaixamento, a pista foi logo liberada para a circulação de veículos.
Por Ricardo Miranda
Foto: Oswaldo Forte

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