A partir do próximo dia 10 de setembro, a Prefeitura de Belém reativa radares em quatro pontos de Belém, mas especificamente nas avenidas Perimetral e Almirante Barroso. Neste mesmo dia, será ligado um radar novo, na avenida Augusto Montenegro. Para alertar os motoristas sobre estes equipamentos que reforçam a segurança no trânsito, a equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB – inicia nesta segunda-feira, 3, uma ação educativa nos pontos que passarão a contar com a fiscalização eletrônica.
Na segunda e terça-feira, dias 3 e 4, a equipe de educação irá se concentrar na avenida Perimetral, em frente à Escola de Aplicação da UFPA. O equipamento havia sido desligado em virtude das obras de prolongamento da avenida e para a readequação da velocidade da via, que passou a ser de 40 km/h. Além de registrar excesso de velocidade, os equipamentos, localizados nos dois lados da via, também registrarão avanço de semáforo e parada sobre faixa, atendendo a uma solicitação da própria comunidade escolar, para dar uma garantia de segurança ainda maior para a travessia aos pedestres, em especial aos alunos da escola.
Na quarta e quinta, dias 5 e 6, a equipe se dividirá nos cruzamentos da avenida Almirante Barroso que voltarão a ter equipamentos de fiscalização de trânsito, respectivamente no cruzamento com as avenidas Tavares Bastos (sentido bairro-centro), Júlio César (sentido bairro-centro e centro-bairro) e travessa Lomas Valentinas (sentido bairro-centro). Eles haviam sido desativados para a construção das estações do BRT, e voltam a fazer fiscalização de excesso de velocidade – 50km/h -, avanço de semáforo e parada sobre faixa de pedestre.
O novo radar na avenida Augusto Montenegro, entre Transcoqueiro e Rua da Marinha, em frente ao 4° Distrito Naval, no trecho de obras já concluídas, terá velocidade máxima de 60 km/h. Por não ter ponto de travessia às proximidades, este equipamento registra apenas excesso de velocidade.
Todos os equipamentos foram reaferidos pelo Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) no mês de abril e estão dentro das normas técnicas exigidas pelo órgão. Durante a fase de orientação e educação não serão emitidas autuações, que só passarão a valer nesses pontos a partir do dia 10 de setembro.
Por Esperança Bessa
Fotos: Tássia Barros
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu