Escola de Águas Lindas recebe ação itinerante de emissão de cartões Passe Fácil, neste sábado, 25

Usuários do serviço de transporte público por ônibus madrugaram em frente à escola municipal Parque Bolonha, localizada no conjunto Verdejante, bairro Águas Lindas, em Belém. Por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a administração municipal prestou serviços de emissão de cartões Passe Fácil (meia-passagem, Senior, Especial) e credencial de vaga para estacionamento de idoso e PCD.

Na manhã deste sábado, 25, de 8 às 12 horas, foram realizados 130 atendimentos. A prestação de serviços itinerantes da Semob prioriza a mobilidade e o acesso do cidadão a um direito garantido, visando aproximar os serviços prestados pela autarquia das comunidades, que carecem desse tipo de atendimento. A ação itinerante é coordenada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário da Semob (Coau), com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).

Descentralização

“A ação no bairro Águas Lindas cumpriu com o objetivo da Semob, que busca ampliar essa descentralização dos serviços Passe Fácil, com o objetivo de garantir esse acesso aos usuários que, por algum motivo, têm dificuldade deslocamento ao posto na Aldeia Cabana, seja pelo fator tempo, seja pela dificuldade no deslocamento ou por questões econômicas”, observou a coordenadora da Coau, Patricia Ellen da Conceição. Segundo ela, essas ações facilitam o acesso a esses serviços e garantem o cumprimento de um direito do cidadão.

Atendimentos

O total de 130 atendimentos é um termômetro que indica essa necessidade de serviços prioritários a um bairro com carência deles. O mais importante, a entrega dos cartões ocorrerá no dia 27 de janeiro de 2024, de 9 às 12 horas, na própria escola.

Foram feitos 65 atendimentos de meia-passagem (1ª e 2ª vias), 18 de cartão Sênior (1ª e 2ª vias), 6 agendamentos de 1ª via do cartão Especial e uma solicitações de credencial de vagas para estacionamento PCD. Foram 8 casos de cancelamento de biometria facial e 38 informações em geral.

Economia

Cristian Rafael tem 12 anos e mora perto do conjunto Verdejante. Ele e a mãe, a dona de casa Jaqueline Lúcia da Costa Santiago, foram até a escola Parque Bolonha solicitar a meia-passagem. “Aproveitamos o sábado para emitir o cartão. É tão bom ações como essas perto de casa, pois, evitamos deslocamento até a Aldeia Cabana e despesas com passagens de ônibus”, observou Jaqueline. Segundo ela, com a meia-passagem já vai ter uma economia de 50% no ônibus e aliviar essa despesa no orçamento familiar.

Da mesma forma pensa a digitalizadora Silvana Sales dos Santos. Se ela fosse se deslocar com os dois filhos para a Aldeia, seria um custo alto com passagem de ônibus. “Sem contar a falta de tempo, pois, trabalho a semana inteira, além do sufoco que temos que passar no trânsito da BR-316 “, pontuou. “Essa ação veio em boa hora. Ótimo o atendimento”, disse Silvana ao lado dos filhos Victor,15, e Railane Vitória, 14.

Fácil acesso

A dona de casa Letícia Jesus dos Santos aproveitou para fazer o agendamento de 1ª via do cartão Especial e tirar a carteira de meia-passagem da filha de 7 anos. “Essa iniciativa foi muito boa, com rapidez e tranquilidade consegui acesso aos serviços próximo de casa”, disse a dona de casa.

O senhor Basílio Souza foi solicitar a 3ª via do cartão Senior. Foi assaltado duas vezes. Aos 81 anos e morando em Águas Lindas desde os 60, disse nunca ter visto uma ação como essa. “Maravilhoso. Muito gratificante”, disse, parabenizando a iniciativa que facilitou o acesso aos serviços.

Organização

A estudante Paula Palheta, nora do senhor Basílio, aproveitou a ação para levar o sogro para solicitar o cartão Sênior e as duas filhas, Nicole Palheta, 18, e Giovanna Palheta, 5, para solicitar a meia-passagem passagem. Segundo ela, a Nicole vai tirar a 2ª via e a Giovanna, a 1ª via. A família mora próximo ao conjunto Verdejante, onde está localizada a escola, onde a ação foi realizada.

“Sem palavras. Muito trabalhoso. Maravilhoso. Precisa ocorrer mais ações como essas. O atendimento foi rápido, organizado, sem preocupação e muito tranquilo”, disse a estudante .

Função social

“Essa parceria entre Semob e escola é importantíssima. Estamos localizados muito distante do centro da cidade e se para se deslocar até a Pedreira, é necessário pegar dois ônibus na ida e dois na volta, sem contar o trânsito, que é terrível na BR-316”, pontuou a diretora da escola Parque Bolonha, Gracimeire Souza.

Para ela, levando esses serviços para bem próximo da comunidade, utilizando o espaço escolar, “a escola cumpre seu papel social de atender o público em consonância com os serviços prestados pela comunidade”. Para a diretora, essa ação deveria ocorrer com periodicidade. “A comunidade é muito carente desses serviços “, finalizou a diretora.

Texto:

Rosangela Gusmao