Escola Municipal Josino Viana recebe ações do Movimento Maio Amarelo

b5789b90-0922-4308-a332-8153078246ab
Os alunos da Escola Municipal Josino Viana, no bairro da Pedreira, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semec), receberam na manhã desta quarta-feira, 8, a ação educativa do Movimento Maio Amarelo, com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, em atividade da Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). Os alunos do 3º ao 5º ano participaram da atividade, que contou com palestras sobre segurança no trânsito, além de jogos e apresentação teatral.
A Prefeitura de Belém participa do Movimento Maio Amarelo pelo quinto ano consecutivo. É um movimento global, organizado entre a sociedade civil e o poder público, que envolve diversos segmentos como órgãos do governo, empresas da iniciativa privada, entidades de classes, entre outros, com a principal proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito. Entre os parceiros está a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que entra com orientações de saúde por meio do programa Vida no Trânsito.
Educação – Por meio da educação no trânsito dentro das escolas é possível formar cidadãos conscientes, bem como auxiliar na compreensão das crianças para situações vivenciadas no transito. “Quando eu chegar em casa irei falar para minha mãe o que eu aprendi aqui e dizer para ela como respeitar as leis de trânsito e os cuidados que devem ser tomados para que nada de ruim aconteça”, disse Maria Eduarda Pinheiro, de 10 anos, aluna do 5º ano.
c08a17c4-296d-4fe9-853f-258e7c38af52
Segundo Lidianne Garcia, diretora da escola Josino Viana, é de suma importância conscientizar os alunos quantos aos seus direitos e deveres, para que eles se vejam como pedestres, bem como, ter respeito ao próximo para a proteção da vida. “Os alunos precisam ser impactados pela educação no trânsito para aprenderem a se posicionar em frente a um semáforo, a utilizar a faixa de pedestre e se comportar diante de situações que ofereçam riscos. Além de se preocuparem com o próprio bem estar e dos outros”, ressaltou a diretora.
Contínuo – A equipe de educação da SeMOB desenvolve um trabalho contínuo nas escolas municipais, trabalhando a conscientização do pequeno pedestre, para que eles a difundam aos demais membros da família e da sociedade. “As crianças são o ponto de apoio dentro das casas e por meio delas conseguimos acessar de maneira efetiva as famílias”, explica Luiz Acácio, do setor de Educação para o Trânsito da SeMOB.
“Com o reforço das crianças, elas alertam aos pais e familiares para seguirem as regras de trânsito, terem um comportamento seguro, para que não ocorra nenhum tipo acidente nas ruas. Atualmente, o número de acidente envolvendo crianças às proximidades de escolas diminuiu consideravelmente”, ressalta explica Luiz Acácio.
Segundo Maísa Gomes, da Sesma, o objetivo da programação é buscar conscientizar os alunos por meio da educação voltada à segurança no trânsito e incentivar a prevenção de acidentes. “O programa é desenvolvido nas escolas de forma intersetorial, para trabalharmos a prevenção e educação com o intuito de obter um trânsito melhor dentro da nossa cidade”, disse.
Ainda dentro da programação do Movimento Maio Amarelo, outras ações educativas serão realizadas na Escola Municipal Rotary, no bairro da Condor; Escola Municipal Amália Paungarthen, no Guamá; e na Escola Silvio Nascimento, também no Guamá. As ações ocorrem nos próximos dias 15, 22 e 29, respectivamente.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Amanda Cardoso
Foto: João Gomes