Coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a operação Volta às Aulas teve início em janeiro deste ano, em frente às instituições de ensino particulares que apresentam alto índice de congestionamento nos horários de entrada e saída dos alunos e agora os educadores da Semob passaram a atuar dentro das escolas municipais, com palestras, orientações de comportamento seguro no trânsito e teatro.
A administradora da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, localizada no bairro do Guamá, Ivandilda Santos, diz que ações como essa são de extrema importância para a construção da consciência cidadã dos alunos. “É muito comum presenciarmos situações de risco no entorno da escola, como motociclistas transportando mais de um passageiro, muita das vezes sem capacete, e quando a criança tem um contato direto com esse tipo de informação, de que existem regras a serem seguidas no trânsito, de forma lúdica ainda por cima, ela imediatamente absorve, põe em prática o que aprendeu e ainda ajuda a espalhar a informação”, observou.
“Nosso trabalho possui uma abordagem diferenciada nas escolas municipais porque elas não apresentam os mesmos problemas das escolas particulares. Os alunos são frequentemente transportados de bicicleta, moto ou ônibus e por isso recebem orientações específicas para os meios de transporte mais utilizados por eles”, explicou a chefe da Divisão de Educação Para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.
A estudante do quinto ano, Noêmia Silva, de 13 anos, prestou bastante atenção em todas as orientações apresentadas pelos arte educadores da Semob. Ela, que é cadeirante, conta que este é o seu primeiro ano na escola e até então nunca tinha presenciado uma ação voltada para o trânsito antes. “Meus pais sempre me acompanham à escola e por morar perto nunca tive problemas para me deslocar, mesmo assim achei muito legal a peça que nos ensinou o jeito certo de atravessar a rua”, disse.
A operação da Semob nas escolas prosseguirá até o final do mês. Nesta quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, a Escola Municipal Antônio Carvalho Brasil, localizada no bairro da Condor, receberá a ação. Na próxima terça-feira, 20, e quarta-feira, 21, será a vez da Escola Municipal Augusto Meira Filho, localizada no bairro do Benguí. Na sexta-feira, 23, a ação ocorrerá na Escola Municipal Ogilvanise Moreira de Moura e na terça-feira, 27, a Escola Municipal Edson Luiz, localizada no bairro do Guamá, encerra a operação.
Por Ricardo Miranda
Operação de trânsito garante segurança viária no segundo domingo de prova do Enem
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se adiantaram para chegar com tranquilidade aos locais de aplicação do exame, evitando atrasos na manhã do