A Prefeitura de Belém informa que terminais e estações do BRT serão fechados no início da tarde deste sábado, 28, e só reabrirão a partir de segunda-feira, 30. O motivo é o serviço de higienização completa que a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fará nestes locais, visando preservar a população dos riscos de contaminação pelo novo Coronavírus.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) informa que o fechamento ocorrerá a partir das 13h de hoje, com a saída neste horário da última linha troncal do Terminal Maracacuera. A partir daí, ônibus troncais passarão a sair dos bairros (Brasília, em Outeiro, e Paracuri I e II, em Icoaraci) e seguirão itinerário fora da canaleta, utilizando as paradas comuns para fazer o embarque e desembarque de passageiros.
Com a evacuação completa de terminais e estações, os locais receberão uma limpeza prévia feita pelas equipes de manutenção para então receber a higienização específica dos profissionais da Sesan. “Esta higienização é um procedimento delicado, porque os terminais e estações têm equipamentos eletrônicos que não podem ser molhados. Vamos aproveitar o momento de menor movimento para fazer o fechamento, sem desassistir os usuários, visto que as linhas seguirão itinerário normalmente por fora da canaleta”, explica Gilberto Barbosa, superintendente da SeMOB.
A limpeza faz parte das ações de higienização que a prefeitura vem realizando em diversos espaços públicos e equipamentos urbanos de uso diário da população, com o objetivo de diminuir os riscos de contágio da Covid-19. Hoje, a partir das 16h será feita a lavagem a partir do Terminal BRT de São Brás até o Terminal Maracacuera, incluindo também as passarelas localizadas na avenida Almirante Barroso. Na limpeza será utilizado um jato de alta pressão, sabão, detergente e hipoclorito de sódio.
Os abrigos de paradas de ônibus de São Brás já receberam a ação de higienização ao longo da semana.
Texto: Esperança Bessa
Fotos: Oswaldo Forte