O que você procura?

Estudantes de escola infantil de Belém recebem ação de educação para o trânsito

Cerca de 100 crianças de 6 a 10 anos, alunas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Heureca participaram, nesta terça-feira, 11, de uma atividade educativa promovida pelos agentes de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

De forma lúdica e divertida, a criançada se divertiu com a arte-educadora Liliane Silva (a palhacinha Tita) e prestou atenção nas orientações repassadas pela agente de Educação, Karime Rodrigues.

Segundo a coordenadora da escola, Andreza Cardoso, a dinâmica foi interessante, pois, a instituição tem um projeto pedagógico, desenvolvido anualmente, que trabalha todas as datas comemorativas, inclusive, a semana do trânsito.

A temática do trânsito foi desenvolvida semana passada direcionada à educação infantil. Ela informou que soube da atividade de educação para o trânsito desenvolvido pela Semob e mandou ofício solicitando a atividade.

“Nada melhor que trazer esses profissionais para apresentar de uma forma bem lúdica e bem dinâmica às crianças para que elas possam entender um pouco mais essa educação no trânsito”, explicou a coordenadora da escola. “As crianças conseguem entender porque temos uma minicidade e eles trabalham essa questão pedagógica, de sinalização, de como atravessar a rua, de ter esse cuidado e elas acabam reproduzindo isso em casa também para os seus familiares”, pontuou.

Educação para o trânsito de forma lúdica

A agente de educação Karime Rodrigues fez uma palestra à criançada e explicou o que é o trânsito e os cuidados que se deve ter para segurança aos pedestres, inclusive, à criançada, ciclistas e condutores de veículos (carro e moto).

De forma didática a agente explicou que se deve obedecer ao semáforo, explicando o que significa cada cor, e atravessar a faixa de pedestre somente no sinal vermelho para os veículos.

Karime explicou a forma correta e segura de atravessar na faixa com criança. O adulto deve segurar no punho e nunca na mão da criança. Em se tratando de faixa cidadã, onde não tem semáforo, é importante fazer o sinal de vida, um aceno para que os veículos parem. Só atravessar quando todos os veículos estiverem parados. 

Aprendizado – Foram enumerados os itens de segurança que devem ser usados quando foi andar de bicicleta e como desenvolver essa prática com segurança, nas faixas exclusivas, e como proceder em locais que não disponham de ciclofaixa.

Outros temas abordados foram a segurança nos carros: não dirigir com celular, usar cinto de segurança, idade e altura pra usar o banco da frente. Na moto, só a partir de 10 anos. No ônibus, não colocar a cabeça e braço pra fora da janela, não jogar lixo pra fora.

“Vocês têm que aprender para poder chegar em casa e ensinar a família de vocês também, o que é errado no trânsito e o que é certo”, explicou a agente de educação para o trânsito.

“Não é só aprender. É pôr em prática. Cada um fazendo a sua parte para tornar o trânsito um lugar melhor. Eu conto com cada um de vocês”, completou.

Arte-educação

Para a criançada assimilar o que foi aprendido, a arte educadora Liliane Silva, na pele da palhacinha Tita, fazia tudo errado e era corrigida pela criançada. 

Júlia Sampaio, 8 anos, achou legal, gostou bastante e vai colocar em prática tudo o que aprendeu, inclusive, lembrou que o pai dela sempre explica os cuidados que todos devem ter no trânsito.

Gabriela Caldas, 11 anos, achou muito interessante, mas lembrou que a Tita era muito descuidada, se referindo à arte educadora. 
 

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob