Estudantes de escola municipal de Mosqueiro aprendem noções de educação no trânsito em ação da Semob

Na manhã desta terça-feira, 27, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou ação educativa para 98 estudantes da Escola Municipal de Educação do Campo Maria Madalena Travassos, localizada no bairro Paraíso, em Mosqueiro.

Dinâmica – As crianças interagiram com os agentes de educação e com os arte-educadores da Semob que, por meio de peça teatral, repassaram orientações sobre segurança no trânsito. A dinâmica foi aprovada pela criançada, que ficou atenta a tudo e foi muito participativa.

Aprendizado – Atravessar com segurança na faixa, obedecendo ao semáforo; como usar o sinal de vida (aceno) para atravessar em faixa cidadã; o uso do cinto de segurança no carro; a idade adequada para sentar no banco do carona; a idade permitida para andar de moto; itens de segurança necessários, inclusive para andar de bicicleta, foram alguns dos aprendizados passados aos alunos durante a dinâmica.

Os estudantes também aprenderam a necessidade de  prestar atenção na hora de atravessar a rua; permanecer sentado no ônibus; não jogar objetos, não colocar cabeça e nem o braço para fora da janela do veículo; na ausência da ciclofaixa ou ciclovia, andar com a bicicleta pelo acostamento no mesmo sentido dos veículos e, quando à noite, usar roupas brancas para ver e ser visto.

A coordenadora pedagógica Milene Amador considerou que essa ação da Semob com as crianças foi de suma importância. “Até mesmo para eles levarem para os pais e responsáveis o que aprenderam na escola. De acordo com erro no trânsito, os pequeninos vão passar essas informações a eles sobre sinalização de trânsito”, afirma.

“Penso que toda ação educativa que trabalhe, principalmente, a questão lúdica, a língua da criança, a forma como ela interpreta o mundo, ela é importante e fundamental”, observou a diretora Carla Lagoia.

Ensinar segurança – Ela explica que, no mês do trânsito, é preciso cada vez mais ensinar segurança desde a infância, para que cresçam com consciência e tenham respeito no trânsito.

“A gente sabe que o índice de morte no trânsito é muito alto no Brasil. E a melhor forma de mudar a realidade é a gente trabalhar desde pequenino a educação para o trânsito.  Está de parabéns a equipe da Semob, a apresentação foi belíssima e os arte educadores dão todo um diferencial nesse processo educativo”, elogia.

Texto: Leonardo Fernandes.

Foto: Ascom/Semob.