Feriadão aumenta a movimentação nas ilhas de Mosqueiro e Cotijuba e conta com reforço nas linhas municipais

• Atualizado há 1 mês ago

Foi grande a movimentação nos terminais de embarque para as ilhas de Mosqueiro e Cotijuba, neste fim de semana, com a chegada do feriado de “Proclamação da República”, ocorrido na sexta-feira, dia 15 de novembro.

Para garantir a segurança dos passageiros, os agentes de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fiscalizaram a operação do transporte na Praça Araújo Martins, onde fica o terminal da linha de ônibus Mosqueiro-São Brás, e no trapiche de Icoaraci, de onde partem as viagens para Cotijuba.

Terminal Mosqueiro-São Brás

Quem resolveu aproveitar o fim de semana em Mosqueiro, pôde contar com o reforço de frota da linha Mosqueiro-São Brás, determinado pela Prefeitura de Belém para atender à demanda de deslocamento para a ilha durante o fim de semana do feriado.

A estudante Caroline Ferreira, que aguardava o embarque na praça Araújo Martins com a família, aprovou a operação. “Sempre pego ônibus aqui. Hoje eu gostei, achei que o serviço está bom e não está demorando tanto”, afirmou.

Na sexta-feira, 15, foram realizadas 25 viagens das 6h às 20h, com intervalos de 25 minutos, resultando no embarque de 1.125 passageiros no terminal de São Brás. Já no sábado, 16, foram realizadas 29 viagens, das 6h às 21h, com o embarque de 1.305 pessoas que foram aproveitar as praias de Mosqueiro durante o feriadão.

Neste domingo, 17, o reforço de frota será realizado apenas no retorno de Mosqueiro para Belém. As viagens, que partem do Terminal Maracajá, na rua Pratiquara, são programadas para sair às 16h40, a primeira viagem, e às 21h40, a última. 

Saída para Cotijuba

A movimentação de passageiros no trapiche de Icoaraci, ponto de partida para a travessia à ilha de Cotijuba, também foi intensa durante o fim de semana. Na sexta-feira e no sábado, a demanda foi alta desde as primeiras horas da manhã, com uma fila extensa na bilheteria.

A analista Sue Costa e a esposa Yanne Bádia, que ia pela primeira vez para Cotijuba, saíram de Parauapebas, onde vivem, bem cedo e chegaram às 6h30 em Icoaraci para garantir suas passagens da linha municipal. “Essa é a linha mais barata e o barco é maior. Ele também chega mais rápido. Viemos só para o Festival Pyracema, que acontece agora em Cotijuba”, contou Sue.

Para atender ao grande fluxo de passageiros, a linha municipal foi operada pelo navio Otávio Oliva, que possui capacidade para transportar 539 passageiros. Na sexta-feira, 15, o navio partiu do trapiche de Icoaraci com a lotação completa na viagem das 9h, e com 261 passageiros na viagem das 18h30. No sábado, o navio Otávio Oliva partiu para a ilha de Cotijuba com 539 passageiros, tanto na viagem da manhã, quanto da tarde.

Durante o final de semana, os agentes de transporte da Semob organizaram as filas da bilheteria, orientaram os passageiros sobre a compra das passagens e garantiram a segurança do embarque.
 

Texto:

Lírio Moraes

Veja também