Feriadão registra grande movimento na saída para as ilhas de Mosqueiro e Cotijuba

O terminal da linha Mosqueiro-São Brás, localizado na praça Araújo Martins, registrou uma grande movimentação na saída para a ilha durante a manhã desta quinta-feira, 30, no feriado de Corpus Christi.

Para atender à demanda de passageiros a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), determinou o reforço operacional da linha de ônibus de Mosqueiro. Das 5h às 12h foram realizadas 13 viagens. Cerca de 585 passageiros embarcaram para aproveitar o feriadão na ilha.

Já no trapiche de Icoaraci, onde é realizado o embarque para a ilha de Cotijuba, a demanda também foi grande, mas a movimentação para a linha do transporte municipal estava tranquila. O navio Lady Líria realizou a viagem das 9h transportando 340 passageiros.

Reforço na linha Mosqueiro-São Brás
A operação do reforço operacional será realizada até o domingo, 02 de junho, na ida para Mosqueiro, partindo do terminal de São Brás, e no retorno para Belém, saindo do terminal localizado na rua Pratiquara, em Mosqueiro, no bairro Maracajá.

Nesta quinta-feira, a operação segue até 19h30 no terminal de São Brás, e até 19h45 em Mosqueiro.

Confira os horários da operação determinada para o feriado de Corpus Christi.

Fiscalização
Para garantir o cumprimento da ordem de serviço, a fiscalização dos agentes de transporte da Semob foi intensificada, tanto na Praça Araújo Martins, em São Brás, quanto no terminal Maracajá, em Mosqueiro.

Os agentes fiscalizam os horários de chegada e de saída dos terminais, orientam os passageiros e organizam o embarque, garantindo a preferência para pessoas da categoria de prioridades, como idosos e pessoas com deficiência (PCDs); e garantem o embarque seguro dos passageiros.

A dona de casa Suelen Cruz estava aguardando o embarque ao lado dos filhos e sobrinhos. Ela sempre viaja para a ilha utilizando o transporte coletivo e, apesar da grande movimentação, preferiu esse transporte pelo preço mais acessível. “Hoje tá um pouco complicado, mas eu prefiro os ônibus daqui pelo valor”.

Travessia para a ilha de Cotijuba

No trapiche de Icoaraci, a espera foi mais tranquila, mas a procura também foi grande na manhã desta quinta-feira. Com capacidade para transportar 350 pessoas, o navio Lady Líria partiu para a ilha de Cotijuba com 340 passageiros, na viagem das 9h.

A atendente Rose Rebelo resolveu aproveitar o feriadão na ilha de Cotijuba, ao lado do marido e dos filhos. A família opta pela embarcação da Prefeitura pelo preço e pela segurança. “Eu acho o transporte [da Prefeitura] mais seguro. A experiência é boa, não balança muito e ninguém chega passando mal. Acho os outros barcos muito pequenos, tenho medo de ir”, comentou a atendente.

A vendedora de roupas Jéssica Martins chegou bem cedo e foi a primeira pessoa da fila para comprar as passagens. Ela é moradora de uma ilha próxima de Cotijuba e foi até o trapiche de Icoaraci por meio de uma carona em outra embarcação, para realizar a viagem a trabalho. Ela sempre utiliza a linha municipal nesse deslocamento. “A experiência é boa porque é mais prático para mim e me traz mais segurança”, frisou.

Texto:

Lírio Moraes