Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Fiscalização em feiras seguirá pelos próximos dias

5d6ebbb6-6c19-40ce-a1b1-6d4e6f281abbA Prefeitura de Belém, por meio do Comitê de Segurança Municipal, seguirá com ações de fiscalização em feiras e mercados da capital, no intuito de impedir a proliferação da Covid-19. Ao todo, as 32 feiras e 17 mercados são contemplados com as ações.
No mês de março, início da pandemia na cidade, a prefeitura promoveu uma ação em todas as feiras, com distribuição de cartazes e folders informativos sobre os principais sintomas e formas de prevenção da doença. Com a vigência do decreto municipal 95.955, novas ações foram criadas para atender as normas previstas.
De acordo com a coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso, as feiras livres tiveram que se adequar e passaram por uma intensa fiscalização de orientação educacional e ordenamento do espaço. “Conversamos com os permissionários e clientes sobre a importância de se adequar às normas de saúde, como o distanciamento entre as bancas, o uso de máscara, que eles deveriam ter o álcool gel 70% para as pessoas higienizarem as mãos e superfícies e, o principal, evitar a aglomeração”.
9d171f11-45af-45b3-b5f4-e384d0355145
O Comitê de Segurança Municipal é composto por agentes da Ordem Pública, Guarda Municipal e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), e tem realizado um trabalho técnico para manter os estabelecimentos em pleno funcionamento.
“Cerca de três a quatro feiras são vistoriadas todos os dias por nossa equipe. Fazemos distribuição de máscaras, e solicitamos que as pessoas cumpram o isolamento social. Algumas feiras como a da Marambaia, a população e os feirantes estão aceitando bem. Já as feiras do Guamá, Bengui e Cabanagem, entre outras, ainda não conseguiram se adequar. Nessas já tivemos que aplicar notificações de advertências e multas”, frisa Elizete.
Fiscalizações – O Comitê vai seguir com as ações de fiscalização em Belém. “Sabemos que é difícil, que são medidas amargas, mas é para o bem comum. Precisamos manter todos os cuidados possíveis para diminuir essa contaminação. Pedimos um pouco de compreensão e colaboração de todos, logo voltaremos à rotina normal, mas agora precisamos cuidar da saúde, resguardando a vida”, ressalta a coordenadora.
Desde o início das ações até esta sexta-feira, 22, o Comitê de Segurança Municipal já distribuiu nas feiras, 2 mil máscaras, orientou 6 mil pessoas em abordagens, e notificou cerca de 20 estabelecimentos e, 40 pessoas.
Denúncias de aglomerações podem ser feitas através do 153, da Guarda Municipal.
Texto: Thais Veiga
Fotos: Alessandra Serrão

Redes Sociais