Gabinete Itinerante da Semob chega a Outeiro

• Atualizado há 9 anos ago

2015.10.19 - PA - BELÉM - BRASIL: Ilha de Outeiro

Entre os dias 20 e 30 de janeiro, a Prefeitura de Belém realiza mais uma grande ação de mobilidade urbana, dessa vez no distrito de Outeiro. O Gabinete Itinerante, coordenado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), vai transferir parte de sua estrutura para Outeiro, onde ocorrerão reuniões com a comunidade, revitalização e implantação de sinalização de trânsito. Além disso, no período de 21 a 26 de janeiro, a divisão de educação para o trânsito da Semob vai promover no distrito um curso de Capacitação de Condutores Autônomos de Passageiros. O foco do curso é capacitar motoristas de vans e micro-ônibus de transporte alternativo que atuam no distrito para que já tenham qualificação quando o serviço for legalizado.

Estão disponíveis 60 vagas, todas gratuitas, com turmas divididas no turno da manhã e tarde. O pré-requisito para participar é possuir carteira de habilitação tipo D, e terão prioridade, motoristas, motoristas auxiliares e cobradores residentes em Outeiro. Caso haja vagas remanescentes, estas serão disponibilizadas para profissionais que atuam em Icoaraci.

A carga horária do Curso de Capacitação de Condutores Autônomos de Passageiros terá 18 horas, com entrega de certificado. Na grade curricular estão módulos sobre Relações Interpessoais, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Segurança Veicular. Na abertura do curso, nesta quinta-feira, 21, às 8h, na Escola Bosque, em Outeiro, será realizada uma palestra sobre cooperativismo. As inscrições podem ser feitas na própria sede da Escola Bosque (avenida Nossa Sra. da Conceição S/n – Outeiro), onde o gabinete itinerante ficará sediado a partir desta quarta-feira

Cadastro eletrônico para operadores de transporte suplementar de Mosqueiro – Com o objetivo de proporcionar maior segurança aos usuários do transporte suplementar de Mosqueiro, a Prefeitura de Belém lançou um aviso de cadastramento digital de motoristas auxiliares, cobradores e fiscais das cooperativas que atuam na ilha. Até o dia 31 de janeiro, a diretoria de transportes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob requer que quem atua no transporte suplementar de Mosqueiro encaminhe para o e-mail dtp.semob@gmail.com documentos como RG, CPF, carteira de habilitação, comprovante de residência no distrito de Mosqueiro, certidão de antecedentes criminais do TJE, certidão criminal da Justiça Federal da 1ª Região, certidão criminal da Justiça Federal da Seção Judiciária do Pará e declaração da cooperativa ao qual está veiculado com a definição da função exercida.

“Fizemos um cadastro recente da frota de transporte suplementar em Mosqueiro e todos os veículos e proprietários estão com documentação regulamentada junto à Semob, porém algumas vezes esse proprietário do veículo passa a condução a terceiros. Temos que saber quem é este cidadão que está dirigindo o transporte autorizado por nós, até por uma questão de segurança do próprio usuário,” explica Maisa Tobias, superintendente da Semob.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Oswaldo Forte / Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também