O que você procura?

Gestão municipal implanta linha Eduardo Angelim/Castanheira via Terminal Mangueirão

Desde terça-feira, dia 23, os moradores do conjunto Eduardo Angelim, localizado no bairro Águas Negras, em Icoaraci, estão sendo atendidos por uma linha de micro-ônibus da empresa Transuni, saindo do conjunto habitacional com destino ao Shopping Castanheira, fazendo a integração no Terminal Mangueirão.

“Tomara que dê certo”, observa a gerente de lojas Mariele Rodrigues, que chegou ao terminal de linha pedindo informações sobre o novo serviço implantado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), mediante ordem de serviço.

Substituição – A medida da autarquia se deu em função da constatação da falta de regularidade da empresa AT – Transportes Nova Marambaia, na operação da linha 890 – Conj. Eduardo Angelim – Terminal Mangueirão. Em decorrência de desistência de operação da referida linha e para manter a continuidade na operação da linha, estabelecendo a regularidade e manutenção do serviço, de forma adequada, oferecendo conforto e comodidade aos usuários.

Para garantir o cumprimento da ordem de serviço com a oferta e os horários, agentes de transporte fiscalizam as saídas no terminal de linha, localizado na rua principal do conjunto, e na integração no Terminal Mangueirão. A operação da linha começa às 05h45 e termina às 22h10, de segunda-feira a sábado. Domingo e Feriado, inicia às 6 horas e termina às 21 horas.

Percurso – Os dois primeiros horários saem com lotação em pé. “Na quarta-feira, o segundo veículo saiu no horário às 06h35. O percurso é de 9.3 km, sendo 1 km do terminal de linha, no conjunto residencial, até a Av. Augusto Montenegro”, explicou o agente de trânsito Constantino Conde, que está na fiscalização dessa ordem de serviço. Segundo ele, os primeiros horários saem com lotação em pé. Porém, na quarta-feira, 24, o ônibus das 7h25, o terceiro horário, saiu com a capacidade de lotação sentada, 25 pessoas.

“Só tem a melhorar. Agora que eu vi o micro-ônibus. Vamos acreditar que a situação vai melhorar”, comentou a diarista Nazaré do Socorro Miranda. Ela sugeriu que os ônibus integrassem também ao terminal de São Brás. “Facilitaria mais pra gente “, pontuou.

A nova linha está em fase de experimental e podem ocorrer ajustes operacionais, conforme informou o coordenador de Fiscalização e Vistoria da Semob, Raimundo Rodrigues Neto.

Texto:

Rosangela Gusmao