O que você procura?

Governo adia obrigatoriedade de novo extintor de incêndio para veículos

ExtintorPara quem estava buscando pelo extintor novo para seu veículo, uma boa notícia: o governo federal decidiu adiar por 90 dias a obrigatoriedade do novo modelo de extintor de incêndio para veículos. Tendo em vista a dificuldade dos motoristas em adquirir o novo equipamento, o Ministério das Cidades, a quem está subordinado o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), divulgou uma nota nesta segunda-feira (5) alterando o prazo.

No último dia 1° de janeiro de 2015 o DENATRAN havia anunciado que todos os carros, caminhões e ônibus do Brasil teriam que obrigatoriamente portar extintores de incêndio no modelo ABC. A mudança foi determinada em 2009, pela resolução do 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e visa garantir mais segurança, visto que os modelos do tipo BC, antes adotado nos veículos, combatem apenas o fogo provocado por líquidos inflamáveis (B) e equipamentos elétricos (C). O do tipo ABC combate tudo isso e mais aparas de papel e madeira.

Com o adiamento os motoristas tem mais tempo para adquirir o equipamento e o órgão já informou que não multará quem dirigir sem o equipamento até o novo prazo que será publicado em uma resolução. Após isso, o motorista flagrado sem o novo extintor pode ser multado em R$ 127 e acumular cinco pontos na carteira.

Texto: Nathalia Petta
Arte: Ademilton Jr.
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)