Prefeitura inicia campanha de educação para o trânsito em escolas de Belém

5ee386cb-f564-47f0-b15a-464a5c4afccbPassado o período de final de ano, a rotina de acordar cedo para ir à escola volta aos poucos e com ela os problemas de circulação e parada em frente a algumas escolas da capital acabam retornando também. Para diminuir a incidência de imprudências e desrespeito ao trânsito no entorno das instituições de ensino que apresentam problemas, como estacionamento irregular, formação de filas duplas, entre outros, a Prefeitura de Belém deu início à operação de Volta às Aulas.
Na manhã desta quarta-feira, 16, os agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) marcaram presença em frente ao Centro de Estudos John Knox, localizado na travessa Enéas Pinheiro, no bairro da Pedreira, abordando pais e responsáveis dos alunos levando informações sobre estacionamento regular e segurança no trânsito.
Marcelo Carvalho e suas filhas Lorrane, Hanna Carvalho

Um dos pais abordados pelos agentes educadores foi o pastor e administrador de empresas Marcelo Carvalho, que frisou a importância que ações voltadas ao trânsito possuem. Ele destaca que um dos maiores problemas de congestionamento se dá em virtude de muitas empresas e instituições não possuírem espaços adequados para estacionamento ou embarque e desembarque de passageiros, o que acaba sendo feito na rua. “Daí a incidência de formação de filas duplas ou estacionamento proibido. Sempre que trago minhas filhas ao colégio, procuro um local adequado para estacionar e venho caminhando com elas. Agindo assim, passo uma mensagem de cidadania”, disse o pastor, pai das meninas Lorraine de dez anos, e Hanna, de três anos.
5bcb7fd1-c076-4548-af3f-30b4c060091a
Além da operação Volta às Aulas, a SeMOB promoveu uma nova edição do Comando Educativo, programa lançado ainda em 2018 em que agentes educadores selecionam vias que apresentam grandes índices de reclamações e denúncias de moradores, transeuntes e usuários das redes sociais e realizam notificações educativas nos veículos flagrados em irregularidades.
381f11de-3ed2-4fc9-9bb6-901569e62b45
O Comando Educativo – É uma espécie de evolução do projeto Multa Cidadã, lançado em 2015. No primeiro ano desta campanha foi realizado um amplo trabalho nas ruas, notificando os condutores infratores com uma abordagem educativa. No ano seguinte foi criada uma interface com os internautas para que as denúncias feitas pelo perfil no Twitter da SeMOB (@SeMOB_Bel) gerassem novas Multas Cidadãs, essas possuíam os mesmos moldes da autuação emitida pela SeMOB. Nesse novo formato, o Comando Educativo vai às ruas atuar de forma presencial, assim espera-se que a interação entre o agente educador e o motorista infrator crie uma maior conscientização.
O projeto já percorreu vias como as ruas Antônio Barreto, Tiradentes, avenidas Visconde de Souza Franco, Generalíssimo Deodoro, entre outras.
“A autuação gerada pelo Comando Educativo não possui valor monetário, ela serve para indicar que o motorista que recebeu a notificação foi flagrado cometendo uma irregularidade. Caso o flagrante fosse feito por um agente de trânsito, o motorista receberia as punições previstas na legislação. Com este projeto, espera-se que as pessoas pensem duas vezes antes de cometer outra irregularidade, pois da próxima vez pode ser que um agente efetue o flagrante”, explicou o diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas.
No primeiro dia de Comando Educativo foram lavradas 34 multas educativas referentes ao estacionamento irregular, sendo 17 em ângulo, 11 em cima do passeio da calçada, quatro em fila dupla e duas na contramão da via.
A operação Volta às Aulas e Comando Educativo prosseguem até a próxima semana. A programação será realizada da seguinte forma:
17/01 – Escola Sagrado Coração de Jesus (TV. Humaitá, 700 – Pedreira)
18/01 – Escola Meu Pedacinho do Céu (Rua Boaventura da Silva, 1004 – Nazaré)
21/01 – Colégio São Paulo (TV. Antônio Baena, 237 – Marco)
22/01 – Sistema de Ensino Universo e Equipe (Av. Gentil Bittencourt – Nazaré)
23/01 – Colégio Santa Rosa (Rua dos Tamoios, 1769 – Batista Campos)
24/01 – Colégio Nazaré (Av. Nazaré, 902 – Nazaré)
25/01 – Colégio Santa Catarina (Av. Braz de Aguiar – Nazaré)
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes