Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro recebem operação 'Trânsito Seguro'

• Atualizado há 10 anos ago

??????????????????????????????????????????????????Os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro foram os alvos mais recentes de fiscalizações de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade de Belém. A operação ‘Trânsito Seguro’ reuniu agentes de trânsito e de transporte, técnicos em Educação no Trânsito e da ouvidoria da autarquia em dois dias de barreiras fixas e itinerantes. O principal foco das ações foi o transporte irregular de passageiros, especialmente em motos, feito sem qualquer respeito às normas de segurança.

Na primeira barreira, montada domingo, 31, na estrada do Maracacuera, que dá acesso à ilha de Outeiro, e na rodovia Augusto Montenegro, que leva a Outeiro e Icoaraci, foram apreendidas seis motos, três vans e dois veículos de passeio. Entre as motos, as principais irregularidades detectadas foram falta de documentação do veículo e do condutor e transporte irregular de passageiros. Entre os motoqueiros parados, um precisou ser contido pela Guarda Municipal por tentar furar a barreira, e foi conduzido à Seccional de Icoaraci.

Dentre as vans, uma apresentava superlotação – cerca de 20 pessoas, entre elas crianças – e outra estava sem condições de trafegabilidade, com as portas laterais e traseira presas com pedaços de madeira, além de placa de outro município, o que é proibido. Os dois veículos de passeio estavam com IPVA atrasado.

Em Mosqueiro, na manhã desta segunda-feira, 1º, quatroze veículos foram apreendidos por irregularidades, a maioria motocicletas com documentação irregular ou condutores trafegando sem equipamento obrigatório de segurança. “Mais do que punir, nós estamos alertando os condutores sobre o valor da vida e a importância de primar pela sua segurança, principalmente falando sobre o uso o capacete”, disse o diretor de Trânsito da Semob, Murilo Sousa.

A fiscalização também se voltou para o transporte suplementar, implementado na ilha desde julho. Os veículos foram fiscalizados quanto à condição de trafegabilidade e documentação, além do cumprimento de itinerário e horário. “Os veículos foram regularizados e cumprem uma ordem de serviço, por isso devem seguir os itinerários e horários determinados pela Semob. Estamos fiscalizando e orientando os motoristas para que assim o façam”, disse o coordenador de Fiscalização de Transporte, Márcio Bello.

Uma van que foi regulamentada pelo transporte suplementar para circular dentro da ilha estava fazendo o percurso entre Belém e Mosqueiro de forma clandestina e foi apreendida, já que não tem autorização para este tipo de serviço.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Ascom Semob
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também