Icoaraci recebe gabinete itinerante da Semob

• Atualizado há 9 anos ago

Belém - PA -22 - 02 - 2016 -- SEMOB- GABINETE ITINERANTE ICOARACI- MAISA TOBIAS-- FOTO- Uchôa Silva/ Comus

Uma grande ação de mobilidade urbana teve início nesta segunda-feira (22) no distrito de Icoaraci. Assim como ocorreu nos distritos de Mosqueiro e Outeiro, o gabinete itinerante da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) transferiu parte de sua estrutura para Icoaraci, onde ocorrerão reuniões com a comunidade, revitalização e implantação de sinalização de trânsito. A ação continua até o dia 03 de março.

Os operadores de transporte alternativo que atuam em Icoaraci também terão a oportunidade de se qualificar por meio do curso de Capacitação de Condutores Autônomos de Passageiros, que acontecerá no período de 25 de fevereiro a 02 de março. Inicialmente, estarão disponíveis 60 vagas, todas gratuitas, com turmas divididas no turno da manhã e da tarde. O pré-requisito para participar é possuir carteira de habilitação tipo D, comprovante de endereço que acuse residência no distrito e certidão negativa na justiça.

O curso terá a carga horária de 18 horas, com entrega de certificado ao final. A grade curricular possui módulos sobre Relações Interpessoais, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Segurança Veicular. As inscrições podem ser realizadas até quarta-feira, 24, na agência distrital de Icoaraci, localizada na Rua Manoel Barata, 900, entre Travessa Carneiro da Rocha e Avenida Dr. Lopo de Castro.

Diferencial – Para garantir um serviço de transporte de qualidade na ilha de Outeiro, a Semob também promoveu um curso de qualificação no distrito. No último dia 27 de janeiro, 91 motoristas de transporte alternativo foram capacitados.

Quase um mês após o fim do curso, os motoristas já notam uma grande melhoria no dia-a-dia do trabalho. É o que afirma o presidente da Cooperativa de Transportes Autônomos da Ilha de Caratateua (COTAIC), Zenóbio de Souza Vieira. “Após a capacitação, não só os motoristas, como a própria população sentiu a diferença, pois os operadores passaram a oferecer um serviço de transporte alternativo ainda melhor”, disse.

“O mais importante é capacitar motoristas de vans e micro-ônibus de transporte alternativo que atuam no distrito, para que já possuam qualificação quando o serviço for legalizado”, destacou a superintendente da Semob, Maisa Tobias.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também