Imetropará inicia aferição de novos radares em Belém

• Atualizado há 9 anos ago
---FOTO UCHOA SILVA-COMUS
—FOTO UCHOA SILVA-COMUS

Não precisa ser condutor de veículos para saber que os cruzamentos fechados em Belém são um dos principais males do trânsito da cidade. Um cruzamento fechado gera congestionamento, outras vias nos arredores são afetadas e, com carros parados sobre a faixa de pedestres, quem atravessa no sinal vermelho precisa desviar de veículos onde só deveriam existir pessoas caminhando.

Para combater esta infração de trânsito que depende exclusivamente da consciência dos condutores, a Prefeitura de Belém instalou 12 novos radares em pontos críticos desse tipo de prática abusiva ao trânsito, e os equipamentos começaram a ser aferidos pelo Imetropará na noite da última terça-feira, 12.

“O condutor precisa se conscientizar de que deve parar de forma segura na faixa de retenção assim que o semáforo ficar amarelo. Assim ele não fecha o cruzamento, não atrapalha a fluidez do trânsito, respeita os demais condutores e garante ao pedestre uma travessia segura. O radar é uma medida extrema de educação que tem esse objetivo: colaborar com a segurança no trânsito para todos”, justificou Manoel Pinheiro, técnico em educação e segurança no trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob.

Um grande esquema com cerca de 15 agentes de trânsito e agentes de transporte da Semob foi organizado para isolar os cruzamentos durante dos testes na noite de terça-feira. O ponto de partida foi no radar da Rua João Diogo com Avenida 16 de Novembro. De lá as equipes aferiram os radares da Travessa Padre Eutíquio em dois locais – com a Avenida Tamandaré e com a Rua dos Mundurucus – e aproveitaram para antecipar a aferição de um quarto radar, localizado na Travessa Quintino Bocaiúva com a Conselheiro Furtado, que só seria averiguado posteriormente. Os trabalhos, iniciados às 23h30, quando as vias têm pouco tráfego de veículos e pedestres, foram concluídos às 4h30 da madrugada de quarta-feira.

“Como são radares novos, de primeira aferição, precisamos dar dez voltas com o veículo em cada faixa onde há o radar, sempre com diferentes velocidades. A velocidade registrada por nós tem que ser a mesma do equipamento, com uma margem aceitável de diferença de apenas 3%”, explicou Alicio Filho, metrologista da Gerência de Fiscalização de Produtos do Imetropará.

Na noite desta quinta-feira, 14, mais radares serão aferidos, todos ao longo da avenida José Malcher com os seguintes cruzamentos: Avenida Alcindo Cacela, Travessa 14 de Março, Avenida Generalíssimo Deodoro e Travessa Quintino Bocaiúva.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

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