A partir das 18h desta sexta-feira, 17, o acesso ao elevado Gunnar Vingren, localizado no bairro de Val-de-Cans, será interditado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A interdição se dará para que a Prefeitura de Belém instale um gradil na parte superior do viaduto.
O novo dispositivo de segurança tem por objetivo ajudar a coibir o excesso de velocidade dentro do elevado e, consequentemente, o número de acidentes. A interdição deverá durar até as 6h de sábado, 18, e ocorrerá novamente às 18h do mesmo dia até, finalmente, se encerrar às 6h de domingo, 19.
Em virtude do bloqueio, motoristas que estiverem na avenida Centenário, com destino à avenida Júlio César, deverão continuar pela pista que passa ao lado direito do viaduto.
Recentemente, a sinalização na área foi toda revitalizada. Também foram implantados no local marcadores de alinhamento, que são dispositivos auxiliares destinados a alertar o condutor da presença de uma curva adiante; placas indicando o limite de velocidade diferenciado dentro do elevado; além de linhas de estímulo à redução de velocidade (LRV), um conjunto de linhas paralelas que, pelo efeito visual, induzem o condutor a reduzir a velocidade do veículo.
Texto: Ricardo Miranda
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)