Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Interdições e desvios de itinerário garantem segurança viária durante o desfile de 7 de Setembro em Belém

Para garantir a segurança viária nos pontos de concentração e durante o desfile cívico-militar em alusão à Independência do Brasil, que ocorre neste sábado, 07, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou a interdição de algumas vias e o desvio temporário das linhas de ônibus e de veículos que trafegam no entorno do local do desfile. As interdições no trânsito serão realizadas a partir das 5 horas da manhã.

Para a concentração segura das tropas, a avenida Gentil Bittencourt, entre avenida Serzedêlo Corrêa e travessa Três de Maio, estará interditada, porém suas transversais serão liberadas conforme o desfile avançar. Já a avenida Presidente Vargas, entre a avenida Marechal Hermes e rua Gama Abreu, bem como a avenida Serzedelo Corrêa, entre a rua Gama Abreu e a avenida Gentil Bittencourt permanecerão totalmente interditadas para o acesso de veículos até o término do evento.

Interdições no trânsito – Agentes de trânsito da Semob vão orientar os condutores, motociclistas e pedestres para manter a organização, fluidez e segurança viária no entorno do desfile.

O efetivo da Semob estará posicionado nos seguintes cruzamentos: Av. Conselheiro Furtado x Tv. Benjamin Constant; Tv. Quintino Bocaiuva x Av. Conselheiro Furtado; Av. Assis de Vasconcelos x Rua Gaspar Viana; Av. Assis de Vasconcelos x Rua Municipalidade; Av. Assis de Vasconcelos x Av. Marechal Hermes; Av. Visconde de Souza Franco x Av. Marechal Hermes; Tv. Benjamin Constant x Rua Belém; Tv. Frutuoso Guimarães x Rua Gaspar Viana; Tv. Padre Eutíquio x Rua Gama Abreu; Tv. Padre Eutíquio x Rua Carlos Gomes;  Av. Almirante Tamandaré x Av. 16 de Novembro e Rua dos Mundurucus x Tv. Quintino Bocaiuva.

Outros demais pontos de bloqueio serão fiscalizados pelos órgãos de segurança, como a Guarda Municipal (GMB), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar do Estado (PMPA).

Desvios de itinerário – Com relação ao desvio temporário dos ônibus, todas as linhas que trafegam pela avenida Presidente Vargas ou Ver o Peso, deverão seguir pela avenida Marechal Hermes, Portugal, 16 de Novembro e rua dos Mundurucus, a destino.

Os agentes de transporte da Semob orientarão os motoristas de ônibus na avenida Almirante Tamandaré com a avenida 16 de Novembro, na rua dos Mundurucus com a travessa Quintino Bocaiuva e travessa Padre Eutíquio com a rua Carlos Gomes, quanto às mudanças temporárias no itinerário das linhas.

Marcha do Grito dos Excluídos – Os agentes de trânsito também vão dar apoio, garantindo a segurança viária, durante o percurso da caminhada da 30ª edição do Grito dos Excluídos, que ocorrerá em paralelo ao desfile militar. Os participantes irão se concentrar na praça do Boulevard da Gastronomia e seguirão pela avenida Portugal até a Praça Dom Pedro II.

Texto:

Amanda Mardock