Interessados já podem visitar pátios que abrigam lotes do último leilão da SeMOB

f17235bc-208c-439f-b17c-326f2a33a09bO período para visitação dos veículos apreendidos pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), e que serão leiloados no próximo dia 27 de dezembro, começou nesta sexta-feira, 20, com grande movimentação nos pátios que estão abrigando os lotes. Quem ainda quiser conferir de perto tudo que será leiloado, tem a próxima segunda-feira, 23, e quinta-feira, 26, para ir até um dos pontos de visitação. O leilão do dia 27 ocorrerá a partir das 11h30 no Salão Batista Campos I (3º piso) do Centro de Convenções Belém Hall, situado na rua Antônio Barreto, 1176, entre travessa 9 de Janeiro e avenida Alcindo Cacela, no bairro do Umarizal.
De acordo com o diretor de trânsito e presidente da comissão de gestão de pátios e leilão da SeMOB, Marcos Chagas, serão leiloados aproximadamente 410 veículos que estão há mais de 60 dias retidos nos pátios de retenção, sem que os proprietários ou representantes legais manifestem interesse em recuperá-los. “Os valores arrecadados no leilão serão utilizados para quitar as dívidas dos veículos referentes a impostos e taxas de permanência nos pátios. Ou seja, a realização do evento não visa ao lucro e sim à arrecadação de fundos que irão sanar a dívida daqueles veículos que estão retidos. Dessa forma, o novo proprietário adquire um bem livre de pendências financeiras antigas”, justifica Chagas.
Leilão – O leilão funcionará no modelo de “maior lance”, no qual todos os veículos recebem um valor mínimo para o início dos lances e quem ofertar o maior valor arremata o bem. Entre os principais veículos ofertados no leilão estão um Mercedes Benz/Induscar Apache, ano 2009, em estado de sucata, no valor mínimo de R$ 6 mil; um Saveiro 1.6 CROS, ano 2011/2012, em estado conservado, no valor mínimo de R$ 4 mil; e uma Honda BROS ano 2017, em estado conservado, no valor mínimo de R$ 1.200,00.
“Viemos já direcionados a procurar por um Saveiro ou um carro desse tipo, utilitário. Fiquei sabendo do leilão por meio do site da SeMOB e acho muito legal essa iniciativa que nos dá a chance de comprarmos um carro mais barato”, afirmou a aposentada Ana Jucá.
Os veículos foram divididos em três lotes e estão disponíveis para visitação nos dias 23 e 26 de dezembro, das 8h às 14h:
– Lote 1 a 69: A visitação será realizada no pátio de retenção da empresa VIP, situado na travessa Haroldo Veloso com a rua Presidente Castelo Branco, número 510 (conhecida como 3ª rua), bairro do Tapanã.
– Lote 71 a 82: A visitação ocorrerá no pátio da Guarda Municipal de Belém (GMB), situado na Estrada do Tapanã, ao lado do cemitério.
– Lotes 83 a 410: A visitação ocorrerá no pátio de retenção da empresa Coliseum, situado na travessa Padre Eutíquio, número 2742 (antigo Emaús), esquina com a travessa Quintino Bocaiúva, bairro da Cremação.
Gabriel Sidney

“Eu já participei de outros leilões, trabalho com essa questão de revenda de peças em geral. É muito importante que o interessado venha conferir antes os lotes pra poder analisar o que vai comprar. Logo que faço a análise, eu já coloco na minha cabeça até qual valor eu tenho que dar o lance, o máximo que posso oferecer”, explicou o autônomo Gabriel Sidney.
Qualquer cidadão maior de 18 anos, portador ou não da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), está apto para fazer lances durante o leilão, exceto funcionários da SeMOB ou pessoas envolvidas em problemas judiciais, funcionários e/ou integrantes da equipe do Leiloeiro Oficial e atuais proprietários dos veículos.
Resgate – As notificações previstas em Lei foram devidamente enviadas aos proprietários dos veículos que serão leiloados. Mesmo assim, ainda há a possibilidade de fazer a retirada dos veículos até à véspera da realização do evento.
Para isso é necessário quitar os débitos devidos, como as de taxas de guincho, de estacionamento, licenciamento e multas que o veículo possa ter acumulado durante a permanência nos pátios de retenção.
Texto: João Alberto Rufino
Foto: Tássia Barros