A comunidade de Benevides terá mais opções de ônibus para chegar até a capital. Isso porque a empresa Barata Transportes assumiu a linha Benfica – Murunim – Ananindeua e trará os passageiros de Benevides até Ananindeua. Lá, nos pontos de integração que ficam na BR-316, pagando apenas uma tarifa, os usuários podem fazer o transbordo e pegar outro ônibus da mesma empresa em direção a Belém, inclusive ônibus da linha expressa.
A adaptação se deu após uma fiscalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB em garagens de empresas que faziam o transporte coletivo de Benevides para Belém, e as linhas que eram operadas pela empresa Michelle foram cassadas pela total falta de condições de trafegabilidade dos veículos.
“A comunidade ganhou muito com isso. Terá ônibus melhores e fará a viagem em menos tempo e com mais opções de destino, já que em Ananindeua diversas linhas da empresa Barata Transportes podem deslocá-los até o centro da cidade, inclusive expressas, o que diminui em pelo menos uma hora o tempo de viagem”, esclarece a superintendente da SeMOB, Maisa Tobias.
A solução é resultado de uma ação conjunta entre as prefeituras de Belém, Benevides e Ananindeua, no intuito de garantir melhor transporte a quem vem de Benevides para capital. “Mesmo não sendo de nossa responsabilidade a garantia do transporte intermunicipal, nos esforçamos para juntos encontrarmos uma solução para a comunidade que usa este transporte coletivo e que precisa vir até Belém”, completa Maisa.
Pontos de Integração
Ao chegar em Ananindeua, o usuário pode fazer a troca de ônibus em dois pontos de integração na BR-316. No sentido Benevides – Belém esse ponto fica entre Rua Esperança e Estrada do Maguari, próximo ao galpão da Minusa; no sentido Belém – Benevides o ponto de integração é próximo à Rua 2 de junho.
Neste pontos de integração, os usuários podem optar por cinco linhas da empresa Barata Transporte para o centro de Belém, sendo três delas com opções de ônibus expressos. São elas: Distrito Industrial – Pátio Belém, Ananindeua-P.Vargas- Águas Brancas, Júlia Seffer-Pátio Belém (apenas linha regular), Unama BR-Presidente Vargas e Distrito Industrial- São Brás (linha regular e expressa).
Texto: Nathalia Petta
Foto: Arquivo Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)