Limpeza nos cemitérios é reforçada para o Dia dos Pais

Sem Descrição

O Dia dos Pais é a terceira data comemorativa com maior número de visitas aos cemitérios públicos de Belém. Como já é tradição, a prefeitura intensifica a limpeza e organização dos locais para receber os familiares que vão prestar homenagens.
Nos três cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) o mutirão de limpeza começou na semana passada com o apoio das equipes das secretarias de Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma), que realizam capinação, roçagem, poda e retirada de lixo e entulho, com auxílio de caçambas e máquinas.  Nos cemitérios Santa Izabel (Guamá) e Soledade (Batista Campos), a Sesan atua com 85 homens e mais 24 roçadeiras. No cemitério São Jorge (Marambaia) a Semma trabalha por meio da parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), empregando 21 apenados e 13 roçadeiras, além do reforço de mais 50 homens e três roçadeiras da Sesan.
De acordo com a diretora do Departamento de Necrópoles da Seurb, Simone Aguiar, os trabalhos devem ser concluídos até sexta-feira. “Tradicionalmente, temos feito essa força tarefa entre as secretarias, buscando antecipar e intensificar a limpeza nas datas de maior movimento para que esteja tudo em ordem até a véspera do evento e as homenagens sejam feitas com tranquilidade e segurança”, explica a diretora.
A diretora alerta ainda para os horários de funcionamento e de sepultamento. “Pedimos atenção dos visitantes para o horário limite de funcionamento, até as 17h, por uma questão de segurança. Além disso, nesses dias só faremos sepultamentos até às 13h, desde que agendados previamente”, adverte Simone.
A expectativa de público, no sábado e domingo, é de 20 a 25 mil no Santa Izabel; de 10 a 15 mil no São Jorge e de até 500 pessoas no Soledade. Para garantir a tranquilidade dos visitantes, a Guarda Municipal de Belém vai reforçar a segurança nos cemitérios, a partir de sábado, 12. Ao todo, 328 agentes, divididos nos dois dias, vão garantir a fiscalização dentro e nas proximidades das seis necrópoles públicas de Belém.
Nos dias 12 e 13 serão distribuídos da seguinte maneira: no Santa Izabel (Guamá), serão 34 guardas por turno; no São Jorge 16 guardas;  no Tapanã, 11 guardas; no Santa Izabel (Icoaraci), 10 guardas, no Soledade, 5 e no São José a GMB vai fazer rondas periódicas.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) também atuará em operação especial, com orientação e ordenamento de trânsito no entorno dos cemitérios públicos de Santa Izabel, São Jorge e Tapanã. Serão 16 agentes de trânsito atuando durante o dia.
A partir das 7h os cemitérios São Jorge e o do Tapanã contarão com equipes operacionais formadas por quatro agentes de trânsito e uma viatura em cada cemitério. Já o cemitério de Santa Izabel, o mais movimentado nessa data, contará com oito agentes de trânsito que ficarão responsáveis em reduzir conflitos entre veículos e pedestres e garantir a fluidez no trânsito na área.
Para assegurar o livre acesso das pessoas que vão transitar nas proximidades dos cemitérios neste domingo dos pais, 13, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) disponibilizará cerca de 25 servidores para ordenar o comércio dos vendedores de flores, velas e demais ambulantes que atuarão em frente às necrópoles de Santa Izabel, São Jorge e Tapanã. O objetivo é garantir as vendas dos trabalhadores informais sem atrapalhar as homenagens aos pais.
Horários dos cemitérios administrados pela Seurb:
Santa Izabel
Sábado: 7h às 17h (administração a partir das 8h)
Domingo: 6h às 17h (administração a partir das 7h).
São Jorge
Sábado e domingo: 7h às 17h (administração a partir das 8h)
Soledade
Sábado e domingo: 7h às 12h
O horário de sepultamento para os dois dias será até as 13h.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Tássia Barros – Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)