Linhas de ônibus de Outeiro são vistoriadas em operação

5deb19e7-1b11-4002-a2ba-754e1b14ccf2Com a proposta de levar à população um transporte público de maior qualidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Administração Regional do Outeiro (Arout), realizou durante a segunda-feira, 19, uma ação de fiscalização no final das linhas dos ônibus que atendem ao distrito, situado no bairro Brasília. Entre os quesitos levados em consideração estiveram os equipamentos de segurança dos veículos, acessibilidade, estado de conservação, entre outros. Na ação, as principais irregularidades encontradas pelos ficais foram: assentos sujos, campainhas com defeitos e pneus desgastados. Dos 41 veículos que atendem a ilha, cinco veículos vistoriados foram encaminhados para ajustes e um veículo foi retirado de circulação por não apresentar condições de trafegabilidade, só podendo retornar às ruas após ser comprovada a adequação.
Para Yan Miranda, administrador regional do distrito, o objetivo da ação foi verificar e avaliar as condições de trafegabilidade dos veículos. “Estamos atentos e fiscalizando a empresa que presta esse importante serviço à população de Outeiro. Não é de hoje que os usuários passam por transtornos durante as viagens. Estamos aqui para fiscalizar e cobrar um serviço de maior qualidade a todos”, enfatizou.
999b99ea-82fa-4edf-a482-4d36721cc08c
“Inúmeros atrasos por conta da irregularidade no transporte quase me custaram o emprego, ainda bem que a SeMOB está aqui para fiscalizar, pois precisamos de ônibus de qualidade”, desabafou a professora Regina Oliveira.
Segundo Joaquim França, coordenador geral de transporte da SeMOB, a ação também busca atender os anseios das comunidades que solicitam essas vistorias. “São muitas fiscalizações diárias por toda capital e estamos focando as ações de forma intensificada nos coletivos de Outeiro”, contou.
A diretora de transporte da SeMOB, Evany Alves, destaca que a atuação dos fiscais de transporte é diária, constante e muitas vezes não percebida pela população em geral, que acaba tendo apenas a imagem do agente de trânsito como referência de fiscalização. “Os fiscais trabalham em diversas frentes, seja em pontos estratégicos da cidade ou, em alguns casos, fazendo a inspeção dentro dos coletivos para verificar se há alguma irregularidade, como desvio de rota ou queima de parada. Também há atuação nas garagens dos ônibus ou finais de linhas, sempre com o objetivo de garantir um serviço adequado à população”, disse. “Vale ressaltar que as operações nas garagens de ônibus, que verificam as questões mecânicas do veículo, só podem ser realizadas nas empresas sediadas no município de Belém ou distritos, as chamadas linhas urbanas. Se uma linha tiver origem em outro município, nossa atuação é menor”, frisou Evany.
No primeiro semestre deste ano foram lavradas 1.305 notificações às empresas de ônibus acerca de irregularidades flagradas pelos fiscais de transporte do órgão que, diferente dos agentes de trânsito que são responsáveis pela organização e em garantir a mobilidade em geral, são servidores que trabalham exclusivamente na fiscalização das infrações cometidas pelas empresas de ônibus ou seus operadores.
DENÚNCIAS
Quem flagrar um coletivo sem condições de trafegabilidade, detectar atraso, queima de parada ou outro problema na prestação do serviço pode procurar a SeMOB para denunciar, informando dia, hora, local do flagrante e o número que vai escrito nas laterais do ônibus. O órgão disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) pelos números 118 e 98429-0855, e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br, além da sessão “fale conosco” do site (www.belem.pa.gov.br/semob).

*Texto escrito com a colaboração de Talison Lima
Por Ricardo Miranda