O movimento Maio Amarelo, que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes no trânsito em todo o mundo, tem ampla programação em Belém a partir desta quarta-feira, 02. Com o mote “Trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito”, e com o slogan “Nós Somos o Trânsito”, a programação na capital paraense se estende até o dia 30, com mais de 15 atividades educativas distintas em diversos segmentos e públicos relacionados ao tema e de serviço à população, em uma iniciativa que une a Prefeitura de Belém à sociedade civil.
A programação inicia nesta quarta, 02, com a campanha “Transporte Público: Um Direito de Todo Autista”, de conscientização dos direitos dos autistas no uso do transporte público de Belém e na orientação para as regras de convivência com o passageiro que tem necessidades específicas no convívio em sociedade.
“Mês passado celebrou-se o Mês Azul, mas a Prefeitura de Belém entende que o respeito aos direitos dos autistas deve se estender durante todo o ano, por isso estamos começando o Maio Amarelo simbolicamente com esta campanha. A intenção da Prefeitura de Belém é de orientar os autistas e seus familiares sobre seus direitos no uso do transporte coletivo, mas também de orientar motoristas, cobradores e demais passageiros sobre como lidar com um autista dentro do ônibus, aprendendo a respeitar suas especificidades”, explica Ana Paula Grossinho, à frente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).
Em parceria com a Associação de Mães e Amigos de Autistas (Amaap), a campanha contará com distribuição de material informativo e orientação por parte dos arte-educadores da SeMOB durante três dias, concentrado em paradas de ônibus de grande fluxo de usuários, respectivamente na Av. Almirante Barroso com Av. Júlio César (dia 2), Av. Castelo Branco com Av. Magalhães Barata (dia 3) e Av. Augusto Montenegro, em frente ao conjunto Panorama XXI (dia 4), sempre de 9h às 11h.
No dia 7, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove o “Encontro Interinstitucional de Gestores” para discutir e fazer propostas para a redução do número de acidentes de trânsito em Belém. O evento, promovido pelo projeto Vida no Trânsito da Sesma, apresentará os dados qualificados dos acidentes de trânsito em Belém no ano de 2016 e do primeiro semestre de 2017, o georreferenciamento desses acidentes entre outros dados que servem de base para a análise e construção de políticas públicas sobre o tema, envolvendo Sesma, SeMOB, Sespa, Detran, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Municipal de Saúde e Ministério da Saúde. O evento será realizado de 8h ao meio-dia, no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros.
No dia 8, a segurança do pedestre é foco de uma ação educativa envolvendo SeMOB e Vida no Trânsito (Sesma) na faixa de pedestre implantada em frente à escola Madre Zarife, no Guamá, de 7h às 10h. Já nos dias 9 e 10 será lançado o Comando Educativo, uma terceira fase da campanha “Multa Cidadã” que agora fará um amplo trabalho in loco em pontos da cidade com grande número de denúncias de flagrantes de infrações de trânsito, como estacionamento em calçadas, faixa de pedestre, parada em fila dupla, etc.
No Comando Educativo a população pode denunciar vias com práticas recorrentes de infrações de trânsito e a equipe de educação da SeMOB irá até o local fazer uma abordagem educativa ampla, orientando condutores e pedestres sobre os direitos e deveres no trânsito e desobstruindo as vias. No dia 11, uma blitz educativa irá homenagear as mães que mantêm boas práticas ao volante na condução de seus filhos.
No dia 14 será lançado o novo programa de educação da SeMOB. Chamada de “Trânsito Para o Futuro”, a campanha irá inicialmente envolver quatro escolas – duas públicas e duas privadas – em um trabalho de educação continuada, com ações conjuntas durante quatro meses, culminando com resultados em setembro, quando se celebra a Semana Nacional do Trânsito. “Já mantemos um trabalho regular de atividades educativas em escolas, mas esse programa vem tratar isso não de forma pontual, e sim mais profunda, envolvendo crianças de realidades diferentes, com escolas localizadas em bairros distintos, cada um com sua especificidade de trânsito no entorno, fazendo com que troquem informação entre si sobre direitos e deveres no trânsito, e investindo, assim, para que essas crianças cresçam com a ideia de que o trânsito é feito por todos”, detalha Tatiane Pinheiro, chefe do setor de educação da SeMOB.
Já no dia 17, a SeMOB leva o Maio Amarelo para a “XII Semana da Saúde CCBS/UEPA”, com serviços de emissão de documentos como Passe Fácil estudantil, do idoso e credencial de estacionamento para idoso e deficiente.
No dia 22 será realizado o “Pit Stop Educativo – Motociclista Consciente”, com orientação para uso correto dos equipamentos de segurança, como o capacete e também para a direção segura ao conduzir moto. De 23 a 25 a blitz educativa terá outro foco, na orientação sobre o uso correto das vagas especiais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Shopping Pátio Belém. A ação, em parceira com a Sesma, OAB e o Pátio Belém, contará também com a emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência no próprio shopping e ainda uma ação de orientação aos pedestres na faixa localizada nos locais de acesso ao Pátio Belém.
No dia 28 a ação será de respeito ao ciclista na nova ciclofaixa da Vileta, com 2,2 km de extensão. No dia 29, a ação educativa de faixa de pedestre será levada à Almirante Barroso com Tv. Humaitá. A programação encerra na quarta-feira, 30, com uma ação de conscientização da necessidade de um trânsito seguro para diminuir o número de acidentes. “Será uma ação de impacto, para provocar a população a refletir sobre a sua forma de interagir no trânsito”, antecipa Tatiane Pinheiro.
Por Esperança Bessa
Fotos: Fernando Sette
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu