O movimento no acesso aos cemitérios Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia, foi intenso, mas tranquilo e com trânsito organizado na manhã desta quarta-feira, 2.
“Penso que está muito mais organizado que ano passado. Porém, a Semob sempre fez bem o seu trabalho no feriado de finados”, disse a dona de casa Bernadete Freitas. “O trânsito está organizado e, inclusive, consegui estacionar sem problemas”, elogiou. A dona de casa foi ao cemitério Santa Izabel homenagear e orar pelo parentes já falecidos.
A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), montou esquema especial para garantir a organização e orientação no trânsito, a fluidez e segurança viária dos visitantes, durante todo o período de visitação aos cemitérios, neste feriado de Finados.
São Jorge – Desde cedo, a movimentação foi intensa no cemitério São Jorge, na Marambaia. Porém, dentro da tranquilidade. Apesar do grande fluxo de veículos e movimentação de pedestres na travessia para o cemitério, não houve necessidade de interditar a Rua da Mata.
Até o final da tarde, agentes da Semob estarão na área orientando o trânsito, garantindo a fluidez e a segurança viária dos visitantes, iniclusive na travessia na faixa de pedestre para acessar o cemitério.
Santa Izabel – Já no Guamá, no acesso ao Cemitério Santa Izabel, a avenida José Bonifácio está interditada parcialmente e com sentido único em direção a São Brás.
Agentes de trânsito se posicionaram com viaturas nas esquinas das ruas dos Caripunas e Paes e Souza. Apenas veículos pequenos podiam transitar no trecho. Foi retirado o fluxo de ônibus para permitir o trânsito de pedestres com tranquilidade.
No local, era grande a movimentação de pessoas em frente e no portão de entrada do cemitério comprando flores e velas. “Aqui está muito movimentado, mas me senti segura para vir caminhando, diante dessa organização”, disse a autônoma Cristina Faro, que ia ao cemitério visitar o túmulo da mãe, juntamente com a irmã Maria Guadalupe.
Desvios – As linhas de ônibus foram desviadas temporariamente. No sentido centro-bairro, os ônibus seguem direto na travessa Castelo Branco e dobram na Silva Castro e José Bonifácio, e então a destino. No sentido bairro-centro, os ônibus vêm da José Bonifácio e dobram na rua Paes e Souza, ao lado do cemitério.
Segurança – Para garantir a interdição parcial, o sentido único e retirada do fluxo de ônibus da José Bonifácio, em frente ao cemitério do Guamá, uma viatura foi disposta na esquina da rua dos Caripunas e outra, na rua Paes e Souza, organizando o fluxo de veículos trafegando em frente ao cemitério. É que foi grande a quantidade de pessoas transitando no trecho para acessar o cemitério, principalmente na esquina da rua Paes e Souza, onde a movimentação de veículos e pedestres é mais intensa.
“Nos sentimos seguros para atravessar na faixa, pois os agentes de trânsito estavam nos auxiliando na travessia. Tem Semob na área, então tem segurança”, comentou a servidora pública Mônica Rego, na saída do cemitério. Ela e o marido foram visitar os túmulos dos pais e do filho dela. “Hoje o dia é de lembranças, reflexão e de saudade. Só Deus para acalmar nossos corações ”, pontuou.
Efetivo – Para garantir esse trabalho, dentro da Operação Finados, a Semob mobilizou um total 28 agentes de trânsito, de forma escalonada, 18 de manhã e 10 à tarde, mais sete viaturas e duas motos. No cemitério do Tapanã, uma viatura em ronda.
No trabalho de orientação nos locais, houve desvios de linhas de ônibus, no entorno do cemitério Santa Izabel, e a Semob mobilizou uma equipe de quatro agentes de transporte para apoiar.
Texto: Rosângela Gusmão
Foto: Ascom/Semob