Mantidos o reforço de frota para Mosqueiro e viagens extras para Cotijuba no último fim de semana das férias

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) novamente determinou o reforço operacional da linha Mosqueiro-São Brás, neste último fim de semana de julho, dentro da programação Verão da Gente 2022, da Prefeitura de Belém.

Incremento – O reforço da frota ocorre de sexta-feira, 29 de julho, a segunda-feira, 1º de agosto. Na sexta-feira, o incremento à frota será de 20 ônibus. No sábado e no domingo, serão 33 veículos por dia. E na segunda-feira, 28 ônibus.

Mosqueiro – Para os veranistas que planejam ir para Mosqueiro, o início de viagem na sexta-feira ocorrerá a partir de 6h da manhã e a última está prevista para às 22h. No sábado e domingo, a primeira viagem é às 6h30 e a última viagem está prevista para às 22h30. O embarque sempre sai do terminal de linha Mosqueiro-São Brás, localizado na Praça Araújo Martins. Haverá um esquema de reforço para a volta da ilha, que começa no domingo e vai até segunda, com saída do Terminal Maracajá, em Mosqueiro, a partir das 6h e até às 22 horas.

O reforço de 33 ônibus, somado à frota já existente de 12 ônibus, totaliza uma frota de até 45 veículos por dia. A previsão do intervalo entre as viagens é de, aproximadamente, 10 minutos.

Passagem – O valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40, sendo a meia-passagem R$ 3,20 e todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.

Cotijuba – A Semob também determinou a realização de viagens extras na linha fluvial municipal, que faz a travessia para a ilha de Cotijuba, para o quinto e último fim de semana do Verão da Gente.

No sábado, 30, a travessia vai contar com uma viagem extra. Já no domingo, 31, serão três viagens de reforço. Em ambos os dias, as viagens serão feitas pelos navios Lady Liria e Otávio Oliva, com capacidade respectiva para 350 e 600 passageiros. Mais viagens poderão ser avaliadas, conforme demanda de passageiros.

No sábado, as viagens serão feitas de Icoaraci para Cotijuba, saindo do Trapiche de Icoaraci, na rua Siqueira Mendes s/n, nos seguintes horários: 8h, 9h e 18h30. De Cotijuba para Icoaraci, às 5h45 e 17h. No domingo, de Icoaraci para Cotijuba: 8h, 9h e 18h. De Cotijuba para Icoaraci: 05h45, 16h, 17h e 18h.

O valor da tarifa do transporte é de R$ 4,00 e a meia-passagem R$ 2,00, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, o valor é R$ 8,00 e a meia-passagem R$ 4,00. Todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas no serviço ofertado pelo Município.

Fiscalização – Os agentes de transporte da Semob vão atuar na fiscalização da chegada e dos horários de saída dos ônibus para Mosqueiro, para evitar falhas na prestação do serviço, assim como na organização e orientação das filas nos guichês e no embarque/ desembarque no Trapiche de Icoaraci e no Terminal Hidroviário Ruy Barata, localizado na Praça Princesa Isabel, de onde se faz a travessia para a região das ilhas, em especial o Combu.

Fluidez do trânsito – Agentes de trânsito da Semob irão atuar na organização e fluidez do trânsito da rua Siqueira Mendes, que dá acesso ao trapiche, para evitar acidentes aos pedestres na travessia na faixa. Em Mosqueiro, além das rondas, equipes irão fiscalizar os acessos à Vila, o Caramanchão, à orla do Farol até o São Francisco, à ponte do Cajueiro e às praias do Carananduba, Paraíso e Marauh.

Denúncias – Sobre as denúncias relacionadas à qualidade do transporte coletivo, a Semob orienta o usuário a formalizar denúncias e reclamações para a Ouvidoria nos canais de atendimento do órgão, pelo site da Semob, e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou entrando em contato pelos números 118 ou Whatsapp (91) 98415-4587.

Em caso de denúncias envolvendo a prestação de serviço de ônibus, é preciso identificar a linha, a empresa, o horário, o código alfanumérico (número que fica na lateral e na traseira do veículo) e descrever a situação ocorrida, para que o órgão possa identificar a empresa, averiguar e tomar as providências cabíveis.

Texto: Leonardo Fernandes