Mês da Mulher é comemorado com programação especial da Prefeitura de Belém

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, dia de luta e garantia de direitos.  A Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) realiza durante todo o mês de março uma extensa programação para as mulheres do município.

As ações são direcionadas em vários eixos como os de saúde, educação e segurança, e têm como proposta dar mais assistência às mulheres e promover debates para políticas públicas voltadas para o gênero. A programação conta também com a campanha do Março Lilás, em combate ao câncer do colo de útero, destacando a importância da prevenção e informação a respeito da doença.

A coordenadora Lívia Noronha ressalta que todas as ações serão feitas de forma descentralizada, em ações de cidadania para a população. “As ações têm o intuito de promover a atenção integral à mulher, uma meta do programa municipal É das Manas”, destaca.

A programação começou no dia 6 de março com a corrida “Só Delas” e entrega do troféu de Honra ao Mérito do evento ao prefeito Edmilson Rodrigues.

A programação deste 8 de março foi realizada no estacionamento do Ver-o-Peso. A ação, promovida pela Combel em parceria com diversas secretarias e coordenadorias, ofereceu serviços de saúde (consulta de enfermagem, PCCU e testagem rápida), alimentação, aulas de dança, serviços de orientação jurídica e atrações musicais.

Ainda nesta terça-feira, 8, será lançada a campanha permanente contra a importunação sexual no transporte coletivo, uma parceria da Combel com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

No dia 10 de março a Coordenadoria estará promovendo uma ação no Cras da Terra Firme em homenagem às mulheres do bairro e uma ação na Casa Rua, ação com a Secretaria de Saúde (Sesma) para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

No dia 13 de março, na Praça da República, será realizado o evento “Rock das Manas”, reunindo as artistas femininas da nossa cidade em um show para promover a representatividade cultural em Belém.  Também haverá uma feira de artesanato e serviços de saúde para a população.

Além dessas ações a Combel distribuirá, ao longo do mês de março, absorventes para a população em diversos bairros pela cidade além de promover debates sobre dignidade menstrual. Os bairros contemplados com as entregas serão Águas Lindas e Jurunas, além do distrito de Icoaraci.

Para as servidoras do município será aberto o espaço Iasb Mulher – no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém – com o objetivo de fortalecer espaços femininos e de acolhimento dentro de órgãos públicos no município.

E para fechar a programação a Coordenadoria da Mulher de Belém realizará o I Encontro Municipal de Mulheres na cidade com o objetivo discutir políticas públicas para as mulheres do município em comemoração ao primeiro ano de lançamento do programa “É das Manas” e do “Março Lilás”. Dentro do encontro serão discutidos os quatro eixos: segurança, saúde, educação e cultura.

“A coordenadoria pensou nessas ações para que a programação ocorra de forma mais descentralizada e percorra os diversos distritos e bairros da cidade, chegando ao maior número de mulheres possível. As ações têm como objetivo promover a assistência integral de direitos para as mulheres de Belém”, finaliza a titular da Combel, Lívia Noronha.

Programação do Dia Internacional da Mulher:

Data: 8 de março
Local: Estacionamento do Ver-o-Peso
Horário: 8h ao 12h
Serviços: Serviços de Saúde (consulta com enfermeiros, PCCU, testagem rápida de IST’S e verificação de pressão e glicemia), avaliação antropométrica, orientação nutricional, distribuição de bolo de casca de frutas, assessoria jurídica gratuita para mulheres, exposição artística em homenagem às mulheres que lutaram contra a ditadura, cantinho de leitura, atividades de ginástica (alongamento e aula de dança), e divulgação do programa Donas de Si.
Atração: Samba de Salto

Data: 10 de março
Horário: 9h
Local: Cras da Terra Firme, na travessa Lomas Valentinas, 2585, entre as avenidas Almirante Barroso e João Paulo II, no Marco.
Evento: Ação da Combel em homenagem às mulheres do bairro.

Data: 10 de março
Horário: Das 9h às 17h
Local: Casa Rua Nazareno Tourinho, 221, localizada na rua João Diogo, no bairro da Campina.
Evento: Combel em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesma) para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Programação Rock das Manas

Data: 13 de março
Local: Praça da República
Horário: 9h às 15h30
Serviços: Serviço de saúde consulta com enfermeiros, PCCU, testagem rápida de IST ‘S e verificação de pressão e glicemia).
Atrações:
– Cidade Tambor
– Associação Cultural e Esportiva de Negros e Afrodescendentes da Amazônia (Acena).
– Maiara de Almeida

Entrega de absorventes nos bairros de Belém pelo eixo saúde do Programa É das Manas.

– Locais: Jurunas, Águas Lindas e Icoaraci
– Datas: 15, 23 e 31 de março
– Serviços: entrega de absorventes e rodas de conversa sobre dignidade menstrual

Inauguração do Espaço Mulher no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Belém (Iasb).

-Local: Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém
– Data: a definir
– Serviços: Adesão do S.O.S Manas e campanha de arrecadação de absorventes contra pobreza menstrual.

I Encontro Municipal de Mulheres em Belém

– Local: Estação Gasômetro
– Data:  29 e 30 de março
– Serviços: Debates sobre políticas públicas para as mulheres de Belém.
 Texto: Prefeitura Municipal de Belém

Colaboração: Caroline Nogueira