Mobilidade e segurança viária são garantidas pela Prefeitura de Belém, durante carnaval na capital e distritos

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), contará com um efetivo de 117 entre agentes de trânsito e de transporte, em regime de escala, atuando na fiscalização, orientação para garantir a fluidez e segurança viária dos foliões e orientação aos usuários e operadores do transporte público de ônibus, no período do carnaval em Belém e nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, a partir desta sexta-feira,9, até a quarta-feira de cinzas, 14.

De sábado, 10, a terça-feira, 13, um total de 20 agentes de trânsito dará apoio ao circuito Mangueirosa, evento cultural, garantindo a fluidez no trânsito no entorno entre o Ver-o-Rio e Praça Waldemar Henrique e a segurança dos brincantes, no período de 15h às 20h.

Fiscalização Mosqueiro

Um efetivo de 32 agentes atuará nos dias de folia em Mosqueiro, no período entre 10h e meia-noite, na organização do trânsito, garantindo a fluidez nos acessos às praias, principalmente, na Vila, na área do Caramanchão e na orla do Murubira, na fiscalização de estacionamento irregular e em locais proibidos. As ações dos agentes da Semob garantem a segurança viária de pedestres e banhistas no acesso às praias.

Ainda em Mosqueiro, os agentes de trânsito e de transportes da Semob atuarão conjuntamente com a Guarda Municipal de Belém, em operação de fiscalização de veículos quanto ao estado de conservação, licenciamento, placas encobertas e descargas livres (adulteradas).

Desfiles em Outeiro

Doze agentes de trânsito darão apoio nos três dias de folia no carnaval de Outeiro. O ponto alto fica por conta dos desfiles oficial das escola de samba e de blocos alternativos. No domingo, dia 11, no horário de 15h às 23h, haverá concentração no estacionamento do AlphaVille ao estacionamento da Água Boa (Pistão).

Na segunda-feira, 12, a partir de 18h até 0h, ocorrerá o Desfile Oficial das Escolas de Samba, no estacionamento da Água Boa (Pistão). Já na terça-feira de carnaval, 13, de 8h às 12h, haverá a apuração do desfile oficial, na área do Pistão, e de 15h às 22h, o arrastão Rabo da Marreca, no mesmo local.

Interdições em Icoaraci

Em Icoaraci, no período de 9 a 14 de fevereiro, a Semob fará interdições na travessa 15 de agosto, entre as travessas Berredos e São Roque e na travessa São Roque, entre as travessas Coronel Juvêncio Sarmento e Padre Júlio Maria, para garantir a folia e os desfiles oficiais de escolas de samba, sempre no período de 17h até 1h da manhã do dia seguinte.

Em seis dias de folia, estarão atuando 36 agentes de trânsito, garantindo o acesso seguro de foliões e brincantes das agremiações e a organização no trânsito, orientando os pedestres e condutores quanto à rota alternativa. Durante fiscalização no trecho de interdições, a Semob conta com o apoio da Guarda Municipal de Belém e Fundação Cultural do Município de Belém.

Desvios de itinerários

Em decorrência das interdições em Icoaraci, os agentes de transporte farão o desvio provisório dos itinerários de linhas de ônibus que operam nos trechos de vias interditadas. Agentes de transporte se posicionarão na avenida 2 de Dezembro com a travessa São Roque e na esquina com a travessa Pimenta Bueno, na orientação aos motoristas de ônibus e aos usuários do sistema quanto aos desvios de itinerários das linhas de ônibus.

Ao todo, 17 agentes de transporte atuarão no período do carnaval, na orientação e fiscalização de horários e ofertas de ônibus nos terminais de linha do ônibus Mosqueiro/São Brás, localizados na Praça Araújo Martins, em São Brás, e na rua Pratiquara, em Maracajá; no apoio à operação Carnaval Seguro em Mosqueiro; nos desvios de itinerários em Icoaraci e na concentração dos blocos e desfiles, em Outeiro, na área do Pistão.

Texto:

Rosangela Gusmao