Moradores de Outeiro e Quinta dos Paricás ganham mais opção de transporte integrado

BRT Augusto MontenegroEm mais uma etapa de avanço na retomada do Sistema BRT Belém, a partir da próxima quinta-feira, 24, novas linhas passam a integrar no Terminal Maracacuera. A novidade traz mais opções a quem está no terminal e tem por desejo de viagem o centro de Belém pagando uma única passagem.
Nesta etapa passa a se tornar integradora a linha Paracuri I – Presidente Vargas, que passa também a ser acessada por quem inicia a viagem no Terminal Maracacuera, ou quem venha de outros destinos e faça o transbordo no terminal, mas para isso é necessário o porte obrigatório de um dos cartões utilizados no sistema de transporte público de Belém: Vale Digital, Passe Fácil Estudantil, Passe Fácil Sênior (para idosos), Passe Fácil Especial (para pessoas com deficiência) e Cartão Expresso, esse último sendo utilizado pelo passageiro comum que adquire o cartão pelo preço promocional de R$ 1 e o carrega com o valor de quantas passagens desejar.
A integração dessa linha beneficia em especial os moradores do conjunto Quinta dos Paricás e do distrito de Outeiro. Estes últimos solicitaram à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB uma opção de transporte que fizesse o trajeto pelas avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, visto que a comunidade já é tradicionalmente atendida pela linha que faz o trajeto Outeiro (Brasília) – Presidente Vargas pela avenida Arthur Bernardes.
“Após reuniões com representantes da comunidade de Outeiro e a agência distrital, esta linha que vai de Outeiro à Presidente Vargas via Arthur Bernardes recebeu um incremento desde o final de agosto e agora conta com 11 veículos convencionais. A linha Paracuri I – Presidente Vargas, que eles poderão acessar no Terminal Maracacuera pagando uma única passagem, também tem 11 veículos operacionais, sem contar os carros reserva, e todos em modelo padrón, portanto o aumento de oferta chega a 100% para aquela comunidade”, diz Gilberto Barbosa, superintendente da SeMOB. “Fica, então, a critério do usuários decidir se sai de Outeiro para o centro da cidade direto via Arthur Bernardes, ou se ele integra no Maracacuera e faz o transbordo para a linha Paracuri I sem pagar uma nova passagem”, orienta.
Outras linhas originárias de Icoaraci e Outeiro que têm como destino final São Brás também reforçam a integração no Maracacuera e depois seguem seu itinerário normal, aumentando a oferta a quem tem desejo de embarque e desembarque ao longo das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Nesse caso, a integração ocorre nas paradas externas do terminal. “Na volta ao bairro, por exemplo, a pessoa pode fazer o primeiro trajeto de veículo articulado BRT de São Brás ao Maracuera e de lá fazer o transbordo para uma linha convencional que tenha como destino final Icoaraci ou Outeiro. Ou pode vir numa linha integradora como a Paracuri I – Presidente Vargas e fazer o transbordo no terminal Maracacuera para um veículo convencional rumo a Outeiro”, cita Gilberto Barbosa, ressaltando novamente que a integração só é feita mediante cartão.
“Para facilitar o acesso, haverá venda de Cartão Expresso ao usuário comum no final de linha da Brasília, em Outeiro, para que ele já acesse o veículo portando o cartão obrigatório à integração. Além disso há venda em todos os terminais e estações, incluindo o Maracacuera. Lembrando que o cartão é pessoal e intransferível, e só permite a integração do seu portador”, ressalta.
Para evitar a aglomeração de pessoas na área interna de terminais e estações, após a integração da linha Paracuri I – Presidente Vargas no Terminal Maracuera o veículo sai novamente para seguir itinerário na pista de tráfego misto, ficando a área interna das canaletas exclusivamente para circulação dos ônibus articulados do BRT.
Texto: Esperança Bessa