Moradores do Marco recebem serviços de emissão de credencial de estacionamento e Passe Fácil

A Prefeitura de Belém participou da ação social organizada pela Paróquia São Francisco Xavier, no bairro do Marco, oferecendo os serviços de emissão de meia-passagem, passes sênior e especial, além da credencial de estacionamento para vagas especiais de idoso e Pessoas com Deficiência (PCD).

A ação aconteceu na Paróquia, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), de 8 às 12 horas. Os moradores do bairro foram beneficiados com vários serviços, como vacinas, orientações jurídica, nutricional e fisioterapêutica, emissão de cartão do SUS, RG e CadÚnico.

Os serviços de emissão de credencial de estacionamento e de Passe Fácil foram realizados pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob, com o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel).

Facilidade para a comunidade

A coordenadora da Coau, Patricia Ellen da Conceição, pontua que esse tipo de ação nos bairros é muito importante, pois descentraliza o atendimento para a população. Dessa forma, o cidadão pode ter acesso aos serviços mais perto de casa, sem precisar se deslocar até os postos de atendimento.

“Isso aproxima o cidadão e os serviços da Prefeitura. O acesso à emissão dos passes e à credencial de estacionamento é um benefício que muitas dessas pessoas precisam e ter esses serviços tão perto de casa facilita bastante, especialmente pra quem tem dificuldade de locomoção”, comentou a coordenadora.

“A gente não tem muito tempo pra correr atrás de documento e ir no posto buscar atendimento. Essa foi uma boa oportunidade pra tirar a carteirinha de meia-passagem da minha filha”, comentou Marlene, animada após o atendimento da filha, Sofia, de 11 anos.

Oportunidade

Os irmãos Francisco Carlos, de 63 anos, e Fernando Carlos, de 60 anos, são moradores do bairro e aproveitaram, ao saber da ação na paróquia, para emitir o Passe Sênior. “Eu estou sem veículo no momento e o passe vai facilitar o meu deslocamento”, comentou Francisco.

Fernando mora a poucos quarteirões do local da ação e acompanhou o irmão para emitir documentos. “A gratuidade vai ajudar bastante e ainda facilita o embarque no ônibus”, pontuou.

Vilso Farias trabalha na paróquia e ficou animado de poder solicitar a credencial de estacionamento para vagas especiais. “Pras pessoas de uma certa idade, é bom ter a credencial, porque muitas das vezes chegamos ao estacionamento, que é nosso, aí tem outro carro lá, de uma pessoa que muitas vezes não precisa. A gente acaba perdendo o estacionamento e tendo que parar mais longe”, comentou. Vilso também aproveitou para emitir o Passe Sênior, pois, segundo ele, “apesar de ter veículo próprio é sempre bom se prevenir. Se eu precisar andar de ônibus, já tenho o cartão”.

Glauce Carvalho, mãe das gêmeas Gabrielle e Giulia, também não perdeu a oportunidade de correr atrás da emissão da meia-passagem para as filhas. “Elas estavam pagando passagem inteira e agora vão poder ter o benefício de pagar meia. Isso é um direito muito importante para nós. Foi muito importante esse serviço estar aqui na ação”, disse Glauce.

Atendimentos realizados

No total, foram 69 atendimentos feitos pela Semob durante a participação na ação da Paróquia São Francisco Xavier, sendo 18 pedidos de emissão de carteira de meia-passagem (1ª e 2ª vias); 21 para Passe Sênior (1ª e 2ª vias);  seis agendamentos de perícia médica para Passe Especial; três credenciais para estacionamento em vaga de idoso; uma orientação para estudante que estava com documentação incompleta e 20 pedidos de informação em geral.

Texto:

Amanda Mardock