Mosqueiro conta com Posto Itinerante para emissão da meia-passagem

A partir desta segunda-feira, 24, os moradores do distrito de Mosqueiro passam a contar, durante toda esta semana, de 24 a 28 de junho, com um posto itinerante para a emissão da meia-passagem aos estudantes que moram no distrito. A iniciativa é da Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), visando aproximar a população aos serviços prestados pela autarquia às proximidades de casa. O atendimento está sendo feito sempre no horário de 9h às 15h.

Assim, os usuários do sistema de transporte coletivo por ônibus poderão solicitar o cartão de meia-passagem (1ª e 2ª vias) nos dias 24 e 25 (segunda e terça-feira), na escola Abel Martins, no bairro Carananduba, e nos dias 26 a 28 ( de quarta a sexta-feira), na Escola municipal Remígio Fernandez, na Vila. Para solicitar a 1ª via da carteira de meia-passagem, o estudante precisa fazer o agendamento no site do Passe Fácil.

A entrega dos cartões de meia-passagem acontecerá nos dias 6, 7 e 8, das 9h às 13h, nas próprias escolas onde o cartão foi solicitado. O serviço de emissão de Passe Fácil está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel) e das escolas que sediam o serviço.

No primeiro dia de prestação de serviço, nesta segunda-feira, logo cedo a população já estava chegando para atendimento. Cerca de 70 pessoas agendaram para a emissão de 1ª via. Os estudantes que buscaram 2ª via não precisaram agendar atendimento.

Descentralização – Para a coordenadora da Coau, Patricia Ellen da Conceição é a primeira vez que a Semob transfere um posto Passe Fácil, nesta gestão, igual ao que funciona na Aldeia Cabana, para um distrito. Ela reforçou que é obrigatória a presença do aluno para que seja realizada a biometria, tanto para a 1ª quanto para a 2ª via.

“O Posto itinerante é uma importante decisão da Semob, pois, dará oportunidade ao morador de Mosqueiro a ter acesso à emissão da meia-passagem sem precisar se deslocar até à Aldeia Cabana, nem gastar dinheiro com passagem de ônibus e muito menos enfrentar transtornos no deslocamento, por conta das obras na BR-316 “, pontuou a coordenadora.

Agendamento – Os moradores aprovaram a iniciativa. A autônoma Renata do Vale agendou atendimento para o período de 9h às 10h. Ela fez a solicitação da meia-passagem para a filha Amanda Sofia, de 7 anos, que estuda na escola Abel Martins. “Pelo menos, ela não precisa faltar aula”, observou, aprovando a iniciativa do posto Itinerante da Semob.

Pela proximidade de casa, o agente de portaria Márcio Monteiro, morador de Carananduba, conseguiu conciliar os horários e pode levar as filhas Marcelle, de 8, e Manuelle, de 7, para solicitar a 1ª via da meia-passagem, sem precisar faltar trabalho. “Foi rapidinho o atendimento, ainda mais que foi agendado. Muito mais tranquilo, sem precisar faltar trabalho”.

A autônoma Telma Trindade levou o filho João Lucas, de 8 anos, para solicitar a meia-passagem. Ela considerou maravilhosa a iniciativa da Semob de possibilitar o posto de atendimento itinerante. “Muito bom. Da última vez, perdi o atendimento e é muito dificultoso o deslocamento até o posto da Pedreira. Com esse serviço perto de casa, facilita bastante”, disse a autonoma, que mora no Ariramba.

Econonia – Moradora de Sucurijuquara e mãe do Christian, de 9 anos, a manicure Jaqueline Nascimento destaca a dificuldade de deslocamento para o atendimento no posto da Pedreira. “Iria gastar tempo e dinheiro com passagens e, ainda, enfrentar sufoco no trânsito. Com o posto pertinho de casa, pude solicitar o cartão do meu filho com rapidez e tranquilidade. Ainda vamos receber o documento aqui mesmo”, pontuou.

A dona de casa Jaiana da Silva Mendes aproveitou a oportunidade para resolver a situação dos três filhos. O Márcio, 17, e Matheus, 14, precisavam da 2ª via e a Emanuel, de 8 anos, tirou a 1ª via. Ela mora em Carananduba e aprovou a iniciativa. “Muito bom, pois consegui resolver rapidinho, perto de casa, sem necessidade de deslocamento para longe, economizando o custo da passagem, pois o três pagam inteira”, observou.

Documentos necessários
Para a emissão da 1ª via é necessário apresentar: Original e cópia de documento de identificação (RG, CNH e CTPS) e CPF. Crianças e adolescentes que não tiverem documentos, podem- apresentar a certidão de nascimento.

Original e cópia do comprovante de residência.
1 foto 3×4 recente.

Para a emissão da 2ª via
Apresentar os mesmos documentos necessários para a emissão de 1ª via.

Acrescentar o Boletim de Ocorrência policial, em caso de roubo, furto ou extravio, ou o cartão danificado.

Declaração de matrícula da escola (validade de 30 dias).

Texto:
Rosangela Gusmão