Mosqueiro recebe ações de educação para o trânsito da Prefeitura de Belém, nessa sexta-feira, 21

• Atualizado há 1 ano ago

A quarta e penúltima sexta-feira de veraneio, em Mosqueiro, recebeu campanha de educação para o trânsito desenvolvida pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Agentes de educação para o trânsito da Coordenadoria de Projetos e Educação para o Trânsito (CEPT) abordaram condutores de automóveis e de motos, ciclistas e banhistas que passeavam na ciclovia e calçadão, aproveitando a praia do Chapéu Virado: a todos foram distribuídos materiais educativos e repassadas orientações sobre segurança no trânsito.

Condutas seguras

Nas abordagens, foram repassadas orientações aos ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres sobre as condutas seguras no trânsito. “Nas ações, tanto na via quanto na praia e calçadão, levamos essa orientação da educação para o trânsito, mostrando a realidade do que é um trânsito seguro”, afirmou Manoel Pinheiro, coordenador da CPET. “É preciso atentar, por exemplo, que bebida e direção não combinam, que tenham cautela ao atravessar a via na faixa, principalmente com crianças, e também devem andar de bicicleta na ciclovia, ciclofaixa, ciclorrotas, que estão implantadas em Mosqueiro”.

População aprovou

As abordagens e orientações foram bem recebidas por quem passou na área próxima ao caramanchão. Os condutores foram orientados também pelos agentes quanto ao fluxo e desvios no trânsito.

O entregador Reinaldo Conceição mora e trabalha em Mosqueiro. Ele entrega açaí numa bicicleta. Considerou importante a atividade de conscientização desenvolvida pela Prefeitura de Belém. “Até para que motoristas respeitem a sinalização e evitem acidentes”, disse.

As paratletas Aida Nunes, Luriane Souza e Geane Silva estão em Mosqueiro para participar de um evento de atletismo e aproveitar as belezas da bucólica. Aida alertou as colegas a terem mais atenção no trânsito e a atravessar na faixa.

O comerciário aposentado João Melo estava sentado no calçadão admirando o cenário. Ele mora e Belém, mas tem uma casa na rua 16 de Novembro, para onde vai aos finais de semana.

“É importante essa iniciativa, pois, nessa época do ano e nos fins de semana, a movimentação é grande de veículos que não respeitam pedestres e ciclistas”, disse João. Ele gosta de pedalar de casa para o calçadão e reclamou do desrespeito aos ciclistas. “Os veículos invadem a ciclofaixa”.

O casal de aposentados Wilson e Rosa Martins fixaram residência em Mosqueiro faz um ano. Eles moram na Variante e aproveitaram a manhã da sexta-feira para relaxar na areia, embaixo de um guarda-sol. O engenheiro aposentado aprovou a iniciativa da Semob e destacou a importância da educação para o trânsito. “É válido para evitar o desrespeito de motoristas”, pontuou.

Bebida e direção não combinam

“Maravilhosa essa campanha educativa, pois existe muita negligência no trânsito. Os condutores não têm a consciência de que se for beber não pode dirigir”, pontuou a técnica de enfermagem Orquídea Baía.

Ela passou a folga de sexta-feira na casa de amigos, junto com o filho, o comerciante Jairo Baía. Os dois só retornarão para casa neste sábado, 22. Por isso a técnica de enfermagem disse que liberou o filho para aproveitar a praia e beber. “Amanhã, zero álcool “, disse sorrindo para ele, que concordou.

Texto:

Rosangela Gusmao

Veja também